Tecnologia
01/06/2015 12:57 - Oito sites e aplicativos para monitorar preços no varejo e encontrar promoções
Em tempos de crise, empresas de e-commerce e startups aprimoram plataformas de divulgação de ofertas para atrair o consumidor
Inflação em alta, emprego em queda e renda menor estão afastando os brasileiros das lojas, mas não das promoções - sobretudo na internet. Os consumidores estão mais seletivos e cuidadosos com o dinheiro, mas, ainda assim, o comércio eletrônico mantém a trajetória de alta.
De acordo com dados da E-bit, empresa especializada em informações de e-commerce, o brasileiro está comprando menos em 2015, mas, quando compra, gasta mais: o valor médio gasto em compras on-line ficou em R$ 377 nos primeiros quatro meses do ano, uma alta de 15% se comparado com o mesmo período do ano anterior. E na hora de comprar, são os descontos que fazem diferença.
"Com o cenário econômico menos favorável, os comparadores de preço e sites de desconto ganham importância, pois ajudam a encontrar produtos com o melhor o custo-benefício", diz o diretor de Inteligência e Pesquisa do E-bit, André Ricardo Dias.
Segundo estudo da consultoria Nielsen, as promoções do varejo no Brasil têm um peso sem igual no planeta. As ofertas são um critério para a escolha em 19% das decisões de compra dos brasileiros. A média global é de apenas 5%.
Para aproveitar o bom momento do e-commerce e o gosto dos brasileiros por promoções, empresas consolidadas e startups investem em inovação para atrair clientes.
Após a decepção com as compras coletivas, as empresas apostam em novos formatos, como comparadores de preços, monitoramento de ofertas e cupons de descontos, com foco em dispositivos móveis.
A CEO do site CupoNation, Maria Fernanda Junqueira, explica que o brasileiro está aprendendo a usar o cupom, que é diferente de oferta. No primeiro caso, o usuário recebe um código, que deve ser colocado em um campo específico ao fechar a compra no site. Na oferta, o desconto já aparece no preço.
“As vendas por cupom de desconto equivalem a 3% do e-commerce, mas esse número vai crescer e o mercado atingirá a maturidade em três anos”, diz.
E há espaço para mais inovações, como a Méliuz, que devolve parte do valor da compra para o cliente e o app AondeConvem, que usa a tecnologia de geolocalização para mostrar em formato digital os encartes de promoções dos varejistas mais próximos do usuário.
As propostas são diferentes, mas têm um único objetivo: atrair o consumidor. Veja abaixo oito apps e sites que ajudam a economizar nas compras.
Veículo: O Estado de S. Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop