Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

23/04/2015 12:13 - Autoatendimento chega aos supermercados

O self checkout já funciona há décadas nos Estados Unidos e na Europa em todo o varejo, como farmácias e lojas de conveniências e agora começa a desembarcar nos pontos de venda locais

 



Equipamento tanto para pequenas lojas 24 horas, com número de funcionários reduzido, até para grandes redes terem vendas com volume menor mais ágeis, os self checkouts devem modernizar a experiência de compras no Brasil, depois de terem sido adotados nos EUA e Europa.

Uma dessas máquinas fabricadas pela empresa de tecnologia Laurenti está instalada em uma loja do Paraná, da Rede Ricoy (Associação Central de Negócios Ricoy). A companhia varejista foi fundada em 1994 e hoje administra também as bandeiras A Mais, Pão de Mel e Peri. Atualmente, a Rede possui 74 lojas, das quais 52 estão em São Paulo e litoral.

Luís Laurenti, diretor da fabricante de terminais Laurenti, diz que é cobrado em torno de R$ 25 mil por máquina e a produção hoje é 100% nacional. "O custo pode ser até menor, dependendo da quantidade e da configuração de estações."

O executivo contou ainda que após lançar, na semana passada, o Terminal Self Checkout, na Cards Payment & Identificatio, maior feira de tecnologia para o setor de meios de pagamento, identificação e certificação digital e e-commerce da América Latina, vários prospects ficaram interessados no produto para homologação-piloto.

Laurenti acredita que após essa fase de experiência poderá mensurar melhor o planejamento da empresa para o próximo ano. Inicialmente foram fabricados 10 terminais. Sobre a utilização do terminal no ponto de venda, ele explica que todo consumidor que tenha facilidade com a tecnologia touch, como de smartphones e tablets, seja qual for a idade ou perfil, consegue utilizar o terminal de autoatendimento "por ser muito intuitivo e de fácil utilização".

Passo a passo

Após as compras, o cliente deve se dirigir para a estação de pagamento e terá de passar os códigos de barras no leitor, para que os produtos sejam validados e registrados. Depois de escancear, ele terá de colocar o produto na sacola com a balança de peso. Se tiver problema, um supervisor é imediatamente acionado para auxiliar. Do contrário, o cliente mesmo finalizará a compra, ao inserir o cartão (crédito ou débito) e efetuar o pagamento. "Aí é só retirar a nota fiscal. Bem rápido, prático e moderno, como esperamos que sejam os supermercados do futuro."

Com 70 anos de atuação no mercado e faturamento anual médio de R$ 30 milhões, a fabricante de terminais de autoatendimento garante que o segmento ainda não existia no Brasil, diferentemente de outros países como Estados Unidos e Europa, onde é comum ter essas máquinas em vários estabelecimentos comerciais.

Fabricante nacional


Antes, disse ele, o varejo brasileiro não tinha fabricantes nacionais e até a logística de implantação no comércio atrapalhava, pois tudo isso elevava os custos, inibindo a utilização. "Hoje já temos uma unidade na rede de supermercados Ricoy. Após a participação na Cards Payment teremos nove redes de supermercados para analisar a homologação. Acredito que no País, todas as empresas já estão aptas a adotar o self checkout, pois já é um produto de tecnologia conhecida de todo o público".

Otimista com os novos negócios, o empresário espera alcançar incremento de 20% no faturamento este ano e manter o crescimento devido à entrada no varejo, onde não atuavam anteriormente. "Com o terminal, acredito que a experiência de compra se torna moderna e prática, já que o sistema permite que o consumidor realize sozinho todos os passos. E ter um fabricante nacional, com rede de assistência técnica em todo o Brasil, para dar suporte para a rede varejista, é um grande diferencial."



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>