Tecnologia
16/04/2015 11:48 - Integralmédica avança com parcerias e pesquisas
A fabricante de suplementos nutricionais investe cerca de 10% do seu faturamento anual na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos
Há mais de três décadas, a Integralmédica lidera o mercado brasileiro de suplementos nutricionais. Para se manter na dianteira desse segmento a empresa criou seu próprio departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e investe cerca de 10% do faturamento na elaboração de novos produtos.
De acordo com presidente da empresa, Filipe Bragança, os investimentos garantem a atualização do mix de produtos com novos ativos e alinhamento das tendências apontadas por pesquisas científicas na área de nutrição esportiva. A empresa lança, em média, 25 produtos por ano. Para conseguir esse volume de lançamentos, segundo ele, são necessárias parcerias comerciais para produção. "Recentemente, lançamos a Pastawhey, que é um macarrão integral proteico, com o apoio de um parceiro que detém conhecimento na fabricação de massas artesanais", destaca.
A empresa desenvolveu a primeira massa de talharim proteica à base de farinha integral do Brasil. Segundo o executivo, no exterior esse tipo de produto já existe, mas no mercado brasileiro ainda não havia nenhum produto nacional parecido. "Com base nas nossas pesquisas detectamos a necessidade e a possibilidade de desenvolver um produto diferenciado para o brasileiro. A partir disso, buscamos uma fabricante que pudesse produzir a massa de forma artesanal e sem conservantes", revela.
O produto é elaborado à base de whey protein (proteína concentrada do soro do leite) e por isso possui alto teor de proteína por porção. "Foram sete meses entre pesquisa, busca de um parceiro e desenvolvimento para a produção ser colocada no mercado", afirma Bragança.
Agilidade
O executivo acredita que um dos diferenciais da companhia é a agilidade em encontrar soluções e desenvolver novos itens. "Para desenvolver um sabor novo de whey protein gastamos cerca de 90 dias. Essa agilidade é um dos pilares da empresa" diz ele. O executivo observa que a preparação da equipe de P&D, composta por 10 profissionais, é outro forte diferencial da empresa. "Essa equipe está constantemente em busca de novidades, tanto pela percepção do que o consumidor busca, com base em pesquisas de mercado, quanto analisando as novidades no cenário internacional de suplementação", explica.
Hoje, metade da matéria-prima utilizada pela Integralmédica é importada. "Todo o resto é desenvolvido em casa", ressalta Bragança.
Ele lembra que a empresa já nasceu oferecendo uma inovação. "Em 1983, meu pai [o médico nutrólogo Euclésio Bragança] desenvolveu um proteinato de cálcio, extraindo proteína da soja, para suprir as necessidades de seus pacientes com déficits nutricionais. Um ano e meio depois o produto já havia caído no gosto de fisiculturistas e frequentadores de academias. Esse pessoal começou a demandar novos produtos e assim surgiu outra possibilidade de negócio".
Atualmente, a empresa emprega 400 pessoas, destacando engenheiros, médicos, nutricionistas, farmacêuticos, bioquímicos, e conta com uma fábrica de 30 mil m²
Demanda
A preocupação dos clientes com o meio ambiente também levou a Integralmédica a buscar uma solução para o descarte das embalagens.
"O uso de plástico já diminuiu em 85%", conta o executivo, lembrando que a meta de redução surgiu a partir do pedido de um consumidor. "A partir disso pesquisamos outros tipos de embalagens e encontramos no refil uma solução para o pedido", diz.
Desde o primeiro trimestre do ano passado a empresa oferece alguns produtos na opção de refil. "Assim, as grandes embalagens são reaproveitadas".
Veículo: DCI
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