Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

16/04/2015 11:48 - Integralmédica avança com parcerias e pesquisas

A fabricante de suplementos nutricionais investe cerca de 10% do seu faturamento anual na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos

 



Há mais de três décadas, a Integralmédica lidera o mercado brasileiro de suplementos nutricionais. Para se manter na dianteira desse segmento a empresa criou seu próprio departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e investe cerca de 10% do faturamento na elaboração de novos produtos.

De acordo com presidente da empresa, Filipe Bragança, os investimentos garantem a atualização do mix de produtos com novos ativos e alinhamento das tendências apontadas por pesquisas científicas na área de nutrição esportiva. A empresa lança, em média, 25 produtos por ano. Para conseguir esse volume de lançamentos, segundo ele, são necessárias parcerias comerciais para produção. "Recentemente, lançamos a Pastawhey, que é um macarrão integral proteico, com o apoio de um parceiro que detém conhecimento na fabricação de massas artesanais", destaca.

A empresa desenvolveu a primeira massa de talharim proteica à base de farinha integral do Brasil. Segundo o executivo, no exterior esse tipo de produto já existe, mas no mercado brasileiro ainda não havia nenhum produto nacional parecido. "Com base nas nossas pesquisas detectamos a necessidade e a possibilidade de desenvolver um produto diferenciado para o brasileiro. A partir disso, buscamos uma fabricante que pudesse produzir a massa de forma artesanal e sem conservantes", revela.

O produto é elaborado à base de whey protein (proteína concentrada do soro do leite) e por isso possui alto teor de proteína por porção. "Foram sete meses entre pesquisa, busca de um parceiro e desenvolvimento para a produção ser colocada no mercado", afirma Bragança.

Agilidade

O executivo acredita que um dos diferenciais da companhia é a agilidade em encontrar soluções e desenvolver novos itens. "Para desenvolver um sabor novo de whey protein gastamos cerca de 90 dias. Essa agilidade é um dos pilares da empresa" diz ele. O executivo observa que a preparação da equipe de P&D, composta por 10 profissionais, é outro forte diferencial da empresa. "Essa equipe está constantemente em busca de novidades, tanto pela percepção do que o consumidor busca, com base em pesquisas de mercado, quanto analisando as novidades no cenário internacional de suplementação", explica.

Hoje, metade da matéria-prima utilizada pela Integralmédica é importada. "Todo o resto é desenvolvido em casa", ressalta Bragança.

Ele lembra que a empresa já nasceu oferecendo uma inovação. "Em 1983, meu pai [o médico nutrólogo Euclésio Bragança] desenvolveu um proteinato de cálcio, extraindo proteína da soja, para suprir as necessidades de seus pacientes com déficits nutricionais. Um ano e meio depois o produto já havia caído no gosto de fisiculturistas e frequentadores de academias. Esse pessoal começou a demandar novos produtos e assim surgiu outra possibilidade de negócio".

Atualmente, a empresa emprega 400 pessoas, destacando engenheiros, médicos, nutricionistas, farmacêuticos, bioquímicos, e conta com uma fábrica de 30 mil m²

Demanda

A preocupação dos clientes com o meio ambiente também levou a Integralmédica a buscar uma solução para o descarte das embalagens.

"O uso de plástico já diminuiu em 85%", conta o executivo, lembrando que a meta de redução surgiu a partir do pedido de um consumidor. "A partir disso pesquisamos outros tipos de embalagens e encontramos no refil uma solução para o pedido", diz.

Desde o primeiro trimestre do ano passado a empresa oferece alguns produtos na opção de refil. "Assim, as grandes embalagens são reaproveitadas".



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>