Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

20/02/2015 16:57 - Código de barras: referência na web para localização de produtos no varejo

Um dos mais populares sites de busca, o Google, tem como referência o Global Trade Item Number (GTIN) para orientar os consumidores que adotam o omnichannel em suas compras

 

O Global Trade Item Number (GTIN) – nome do código numérico que identifica produtos na cadeia de abastecimento e é representado pelo código de barras – é um dos principais itens de referência para o Google auxiliar os usuários de compras on line quando buscam produtos em lojas físicas ou e-commerce. Certificado pela entidade global GS1, o GTIN é o código válido em todo o mundo, atribuído a produtos e que é composto por oito a treze dígitos. Ele tem papel relevante para a eficiência da logística. O código de barras impresso nas embalagens carrega o GTIN e pode conter várias informações.


Para alimentar os dados dos sites de busca com informações consistentes para atrair consumidores, os varejistas usam o conceito de “dados estruturados” para gerar o serviço chamado Local Inventory Ads. Eles enviam para os sites uma mensagem no padrão XML ou Txt com dados de inventário por loja. Ao fazerem uma busca por produtos nos sites de busca, os consumidores recebem informação da disponibilidade do que procura nas lojas próximas a ele – sejam elas físicas ou virtuais.

 

O GTIN ganhou relevância nessa aplicação porque é um padrão mundial de identificação de produtos e é representado graficamente pelo código de barras, forma mais comum de automação comercial. No Brasil, o caso mais notável de aplicação do GTIN foi o Ministério da Fazenda determinar que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tenha um campo destinado ao preenchimento desse código, tamanha é sua importância. No país, a GS1 é representada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Saiba mais sobre GTIN: http://www.gs1.org/gtin_plus_public_review .

 

Na opinião de João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o relacionamento entre a cadeia de abastecimento e os consumidores avança na mesma velocidade das tecnologias digitais móveis. “As pessoas assumiram a mobilidade e as compras se tornaram multicanais”, afirma Oliveira. “O consumidor busca praticidade e conveniência naquilo que se chama hoje de omnichannel, uma nova experiência de compra seja por loja física, virtual, mobile commerce, TV commerce ou social commerce.” Para ele, assim que forem concluídas algumas discussões regulatórias do mobile commerce no Brasil, o omnichannel evoluirá em proporções geométricas.

 

Sobre a GS1 Brasil


A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>