Tecnologia
27/01/2015 11:35 - Cnova apresenta aplicativo de gestão para parceiros da rede
Ferramenta auxiliará os mais de 700 parceiros do marketplace do Extra com informações, em tempo real, sobre o desempenho das vendas nas operações
Para otimizar as informações dos pequenos e médios varejistas que integram a plataforma de marketplace do Extra, a Cnova - do Grupo Casino- criou um aplicativo móvel pelo qual os lojistas parceiros do site conseguem saber em tempo real como estão suas vendas.
"A Cnova nasceu com o conceito de mobile first, logo criar uma ferramenta de gestão para os parceiros do marketplace vai ao encontro das características do e-commerce, que é velocidade e dinamismo", afirmou o CMO da Cnova, Vicente Rezende.
A iniciativa, que foi antecipada ao DCI, faz com que os mais de 700 parceiros do 'shopping mercado' do Extra.com.br tenham informações de vendas em tempo real. "Antes, esses lojistas conseguiam as informações sobre o desempenho de suas operações com um sistema utilizado em computadores. Agora, eles têm acesso aos dados em seu celular", disse. Segundo Rezende, quem atua no segmento on-line deve estar atento a todas as novidades tecnológicas. "Estamos inseridos em um mercado de negócios on-line em que a mobilidade ganha cada vez mais relevância", afirmou o executivo ao esclarecer que todos os lojistas parceiros da companhia já têm acesso à ferramenta de gestão.
Funcionalidades
Outro ponto destacado pelo executivo é que o app. pode ter alterações em breve. "Hoje em dia nenhum aplicativo dura mais que 11 meses, ficando desatualizado. Estamos sempre em busca de soluções que melhorem o desempenho dos negócios. Tentamos ser ponta de lança no setor", afirmou ele.
Rezende ressaltou que com o aplicativo desenvolvido exclusivamente aos parceiros, gerir o negócio fica mais fácil. "Eles vão conseguir administrar seus negócios fora do escritório", explicou. Afora saber a respeito do desempenho das vendas, os empresários que já utilizam o app. disponibilizado pela Cnova têm a chance de tentar melhorar a definição de estratégias diferenciadas como: promoções, melhoria nas categorias ofertadas, entre outras informações do negócio. "Temos de explorar toda a velocidade de informações que o e-commerce poder nos dar".
As iniciativas da Cnova com a criação e o lançamento do Cdiscount e a ferramenta de gestão aos lojistas do marketplace renderam a Cnova crescimento de vendas brutas de mercadorias próprias, marketplace e outras receitas (GMV ), de 36,6% no quarto trimestre de 2014 em comparação com o mesmo período em 2013.
Só com o marketplace Extra, a empresa contabilizou mais de 8001 mil itens comercializados desde a sua criação. No Brasil, a participação em vendas do marketplace aumentou de 3,8% no quarto trimestre de 2013 para 12,4% no mesmo período de 2014. "O marketplace é um canal em expansão".
Outra ponta
As iniciativas não foram apenas voltadas ao mercado corporativo. Para o consumidor, que compra cada vez mais pelo celular e tablet, a Cnova diz ter criado ferramentas que visam melhorar a experiência de compra. "No mercado consumidor, quem tiver um Apple, por exemplo, consegue fazer a busca dos produtos por voz (identificação biométrica)", explicou Rezende.
O executivo explica que os modelos iPhone 5 ou iPhone 6 têm leitor biométrico no botão de acesso, o que permite conexão ao sistema do Extra.com.br sem outro equipamento. Já os clientes que utilizam o sistema Android podem buscar produtos por comando de voz nas compras pelo celular.
Outro aplicativo lançado este mês pela Cnova é o de realidade aumentada, onde é possível ver pelo celular produtos em 3D. A solução está disponível para artigos como móveis, televisores, eletrodomésticos e utilidades domésticas.
No mercado como um todo, estimativas feitas por entidades setoriais apontam que as vendas mobile devem ter crescido 10% em 2014. Em 2010, contudo, esse índice era zero.
Veículo: DCI
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