Tecnologia
25/11/2014 09:17 - Cartão próprio nas vendas ganha espaço no varejo
A combinação do cenário econômico adverso, que tem achatado a renda do consumidor, com a proximidade do Natal, considerada a principal data do ano para o comércio varejista, está elevando o nível de participação do chamado private label ou cartão de crédito próprio nas vendas a prazo da capital mineira. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) indicou que enquanto a média de utilização da modalidade de pagamento foi de menos de 5% no decorrer do ano até o nono mês de 2014, em outubro, o índice superou a casa dos 7%. E a tendência é que aumente ainda mais.
No mês passado, a participação da forma de pagamento chegou a 7,4%, ficando atrás somente do já tradicional cartão de crédito, que respondeu por 82,4% das operações a prazo no décimo mês deste exercício, segundo o balanço do crédito do comércio varejista de Belo Horizonte divulgado pela entidade.
"O cartão de crédito ainda domina em função da segurança, da acessibilidade e da possibilidade de parcelamento que oferece a clientes e empresários. Mas é nítido também o aumento da participação do cartão próprio, muito acessado pelas classes mais baixas que geralmente não possuem crédito junto às instituições financeiras", explica a analista de pesquisa da Fecomércio Minas Luana Oliveira.
Com isso, a tendência é que os lojistas que ainda não trabalham com essa forma de pagamento passem a adotá-la, justamente como alternativa para atrair esses clientes ainda não tão presentes no mercado de consumo. "O cartão próprio tem benefícios para ambas as partes, porque oferece vantagens como parcelamentos mais longos aos consumidores e ao mesmo tempo, fideliza o cliente por meio do recurso volta às lojas para efetuar os pagamentos das parcelas abrindo possibilidades de novas compras", diz.
Estímulo - Dessa maneira, no conjunto de pagamentos a prazo, a participação dos meios eletrônicos atingiu 90% das operações. O estímulo, conforme a analista, ocorre pela facilidade e conveniência do acesso, aliado ao apelo "pagamento parcelado sem juros", que atende aos interesses das pessoas e do mercado.
Por outro lado, o levantamento relevou que a opção pelos cheques pré-datados caiu para 6,9% das operações, quando comparado ao mês anterior (10,6%). Neste sentido, ela reitera que o aceite de cheques é uma estratégia para fortalecer o capital de giro no curto prazo e evitar o peso das taxas cobradas pelas administradoras de cartão. Do total das empresas pesquisadas, a sondagem mostrou que 7,7% trabalharam com cheques no mês passado, abaixo do patamar praticado em setembro (12,8%).
"A participação desta modalidade é cada vez menor também em virtude do número crescente de compras virtuais, ambiente em que os cheques não são aceitos. Já em alguns serviços específicos como academia e consultórios médicos, a forma de pagamento lidera a utilização", justifica. Em outubro, as vendas a prazo corresponderam a 60% permanecendo no mesmo patamar de setembro.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop