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07/10/2014 12:11 - Site voltado a comparação de preços se prepara para atuar na área de B2B

Startup brasileira MultiFarmas amplia atuação e cria plano para oferecer serviço voltado para fabricantes de medicamentos e de produtos comercializados em farmácias e drogarias



A empresa iniciante (startup) brasileira MultiFarmas, nascida em 2012 como um site de comparação de preços de medicamentos e produtos farmacêuticos voltado para o consumidor, prepara-se agora para atuar no segmento de business to business (B2B).

Para isso, os empreendedores David Almeida e Carlos Matos, que em setembro venceram o concurso de startups Venture Day, organizado pela IE Business School, estão em busca de investidores.

A dupla já recebeu em 2013 um aporte de valor não revelado. Na época, eles apresentaram o site em um evento sobre empreendedorismo e atraíram a atenção da aceleradora S2 Investimentos, que decidiu investir no negócio e hoje é sócia.

Fabricantes

O plano agora é criar um serviço para fabricantes de medicamentos e de outros produtos comercializados em farmácias e drogarias. O objetivo é desenvolver uma plataforma na web que permita às empresas acompanhar os lançamentos dos concorrentes e testar a receptividade de seus próprios produtos antes de levá-los ao mercado.

"É um monitoramento de produtos para as empresas, algo novo e que será complementar para o nosso trabalho", conta Almeida. Assim, a MultiFarmas pretende se diferenciar de outros sites de comparação de preços de medicamentos que também surgiram nos últimos anos, como o Consulta Remédios, o Mais Preço e o Cliquefarma.

O início

Almeida, 31, formado em administração de empresas, e Carlos Matos, também com 31 anos, engenheiro mecânico, tocam a operação hoje com o auxílio de dois programadores, na sede da empresa, em São Paulo. Quando começaram o negócio, ainda sem contato com empresas do setor, a estratégia foi buscar farmácias e drogarias e apresentar o potencial da MultiFarmas como um gerador de "leads" - isto é, um site que atraísse consumidores em busca de preços baixos e os encaminhasse para as páginas dessas varejistas para finalizar a compra.

"No começo, nosso modo de relacionamento com farmácias e drogarias foi o network. Batíamos às portas deles e vendíamos a nossa ideia, perguntávamos a amigos se conheciam alguém do setor, e o negócio foi crescendo", relata. Hoje, o sistema da MultiFarmas reúne 32 grandes redes de farmácias e drogarias e quatro de menor porte. Entre esses parceiros estão nomes como Droga Raia, Onofre, Farmagora, Farmácia Mix e Drogasil.

Verificação de preços

A MultiFarmas utiliza como base para a comparação de preços os dados do código de barra dos produtos. Assim, informa detalhes como a disponibilidade dos itens em estoque, além do preço e das informações gerais sobre cada medicamento. Segundo Almeida, o fato de obter os dados diretamente do código de barras é o diferencial em relação a concorrentes que trabalham com programas que apenas buscam preços nos sites das farmácias e drogarias e reproduzem esses valores.

Em média, o site tem 2 milhões de buscas mensais, diz Almeida. O número de usuários cresce organicamente e a taxa de conversão dos mesmos é de 36% - ou seja, a cada 100 usuários, 36 finalizam a compra nas empresas parceiras da MultiFarmas, afirma. A startup ganha a cada usuário que clica em um produto no site e é redirecionado para a página de uma empresa parceira.

As metas

Segundo o empreendedor, os clientes redirecionados para os sites das parceiras renderam a essas empresas um faturamento de R$ 2 milhões em vendas somente no mês de junho. Para este mês, a meta é que as vendas das parceiras obtidas com usuários encaminhados pela MultiFarmas cheguem a R$ 5 milhões. A startup, porém, não revela seu próprio faturamento. Almeida diz apenas que o objetivo é dobrar neste ano o valor obtido em 2013. Enquanto prepara o lançamento ao B2B, a equipe trabalha também no desenvolvimento de melhorias no lado B2C, voltado ao cliente.



Veículo: DCI

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