Tecnologia
18/09/2014 12:43 - Tecnologia a serviço do varejista
O consultor Piers Fawkes, fundador do laboratório de tendências PSFK, em Nova York, disse que a tecnologia pode ajudar as empresas de varejo a acompanharem o comprador em todo o caminho da compra, reconhecer seu comportamento e, assim, atingi-lo com serviços personalizados. As mídias sociais e os dispositivos móveis são os grandes aliados das empresas nessa estratégia, como mostram alguns exemplos citados por Fawkes.
O aplicativo de geolocalização Foursquare sugere a seus usuários lojas, shoppings e restaurantes próximos. "A partir da comparação com perfis semelhantes, a ferramenta consegue identificar mais ou menos do que você gosta", diz Fawkes.
O Google Now também indica estabelecimentos aos donos de celulares com Android e está experimentando novas aplicações para as pesquisas feitas em seu buscador. Um dia o usuário procura um tênis no Google, no dia seguinte, pode estar andando, e o aplicativo avisa que, atravessando a rua, poderá encontrar aquele produto. "A compra on-line e off-line não são como preto e branco, é preciso enxergá-las como um fluxo", diz o consultor.
No ano passado, quando abriu suas lojas de moda feminina em Nova York, a varejista Kate Spade colocou uma grande tela sensível ao toque na frente das vitrines, para atrair transeuntes. Nas telas, era possível visualizar as peças de roupa e acessórios da loja, praticamente em tamanho real. A usuária registrava seu celular no sistema, criado pelo Ebay, e caso a compra fosse registrada, a entrega poderia ser feita em qualquer lugar da cidade, em até uma hora.
O novo iPhone 7, da Apple, permite que o lojista localize os clientes com esse aparelho dentro de uma loja, a partir de uma conexão Bluetooth, com pontos de identificação instalados no interior do estabelecimento. Com isso, é possível, por exemplo, enviar ofertas para a pessoa de acordo com seu comportamento de compra, até mesmo quando ela sair da loja.
A Amazon e o Twitter lançaram, em maio, uma parceria que permite que os usuários adicionem, a partir da rede social, itens ao seu carrinho de compras na loja da varejista on-line. "Onde seus compradores estão vivendo hoje? É no Pinterest, no Instagram? É preciso falar com eles no momento certo", disse Fawkes a uma plateia de executivos de shopping centers, em congresso da associação do setor (Abrasce).
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop