Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

15/09/2014 08:39 - Cientistas moem DNA de grãos de café a procura do cappuccino perfeito

Nestlé nega que objetivo seja produzir plantas geneticamente modificadas, e sim melhorar desenvolvimento do produto




Cientistas estão um passo mais perto de produzir o cappuccino perfeito, depois de conseguirem sequenciar o DNA (material genético) de um grão de café.

Consumidores e produtores parecem destinados a se beneficiarem desse avanço científico que permitiria a produção de variedades mais produtivas, saborosas e resistentes a doenças de cafeeiros, o que ajudaria a reduzir a volatilidade dos preços.

A mudança no clima está causando graves problemas de produção nos últimos anos, em um período no qual a urbanização vem gerando alta na demanda por café.

Uma seca severa atingiu o Brasil, o maior produtor de café, levando a cotação do café arábica em Nova York a seu maior valor em dois anos.

"Este é um passo muito importante", disse Dominique Crouzillat, biólogo molecular da Nestlé, que em companhia do Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento, do Centro Francês de Sequenciamento e da Universidade de Buffalo, conduziu a pesquisa de quatro anos. "Certamente há mais trabalho a realizar."

Nas últimas décadas, os cientistas realizaram avanços na decodificação do DNA de importantes commodities alimentícias, a fim de desenvolver variantes geneticamente modificadas e melhorar a compreensão de alimentos como o trigo e o arroz.

Ao estudar a relação entre a estrutura do genoma do grão de café robusta e outras espécies como chá e o cacau, os pesquisadores conseguiram descobrir fatos sobre o percurso evolutivo do café.

O robusta é o grão de qualidade inferior usado para cafés instantâneos, com sabor mais forte e áspero que o do suave e rico arábica, usado em expressos e cappuccinos.

As vendas da variante inferior estão crescendo em ritmo mais rápido devido à demanda crescente por café instantâneo nos países em desenvolvimento.

O sequenciamento do genoma do robusta estimulará os esforços para decodificar o DNA do arábica, algo que os cientistas conseguiram realizar parcialmente uma década atrás. Porque o arábica é um híbrido natural entre o robusta e outra espécie, o coffea eugenioides, o sequenciamento do DNA do robusta oferecerá pistas para a decodificação do arábica.

As pesquisas genéticas suscitam questões sobre a possibilidade de café geneticamente modificado, mas a Nestlé afirma que seu foco será selecionar programas de desenvolvimento e hibridização usando as informações de DNA, e não criar um grão geneticamente modificado para usar em seus produtos.

"Não queremos café geneticamente modificado, e os consumidores também não", afirma Crouzillat.




Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>