Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

26/08/2014 12:52 - Compras online atraem mais consumidores, diz E-bit

O consumidor brasileiro tem apostado cada vez mais em compras via internet. É o que dizem dados da empresa E-bit, responsável por avaliar o crescimento do e-commerce na América Latina. Em 2013, o setor movimentou R$ 28,8 bilhões. Já no primeiro semestre deste ano, o faturamento atingiu a marca de R$ 16,06 bilhões e trouxe 5,5 milhões de novos compradores. Até o final do ano, é esperado que o número de vendas supere em 21% os valores de 2013, alcançando o valor de R$ 34,9 bilhões. Entre os principais produtos procurados estão os eletrônicos e artigos de informática, além de eletrodomésticos e itens de vestuário.

 

De acordo com o professor de economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Carlos Cavalcanti, o boom vivido pelo comércio eletrônico pode ser explicado graças à quantidade de oferta e informação que circulam na rede. “Na internet, é possível encontrar uma grande variedade de produtos já avaliados por outros consumidores, que denunciam se a compra vale à pena e se os artigos são de qualidade, conferindo segurança aos futuros compradores”, explica.

 

A faixa de preço encontrada na internet, geralmente abaixo do mercado tradicional, assim como as facilidades oferecidas (como a gratuidade do frete) também aparecem como atrativo para o consumidor. “Qualquer pessoa com um celular e um cartão de crédito em mãos pode efetuar uma compra online. Significa dizer que mesmo as classes C e D estão incluídas neste mercado, que nem sempre as abraça com produtos de mesma qualidade em lojas físicas”, diz Cavalcanti.

 

O designer Tiago de Assis, 27, usa a internet para adquirir principalmente eletrônicos, filmes e artigos esportivos de hockey. “Considero o processo seguro. Costumo acompanhar o percurso dos produtos através do rastreamento dos Correios. Já tive, sim, problemas em fornecer meus dados em um site, mas consegui resolver o problema logo em seguida”, relata. Em relação aos preços, o designer confirma estar abaixo da média das lojas físicas. “Já vi diferenças de mais de R$ 300 de preço em um videogame”, comenta.

 

Segurança

 

Veja dicas de como ser bem sucedido e não ter problemas no e-commerce

 

- Procure comprar em lojas conhecidas ou indicadas por amigos e parentes;

- Conheça a política de privacidade da empresa e esteja atento às formas de pagamento, prazos de entrega e possibilidade de troca e devolução de produtos;

- Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via internet, como Bcash e PagSeguro. Evite pagamentos em boletos ou depósitos bancários;

- Esteja atento a ofertas milagrosas, principalmente de eletrônicos e produtos de informática podem esconder falsificação, roubo e sonegação de impostos;

- Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.

 

 

Veículo: Diário de Pernambuco

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>