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25/08/2014 11:18 - Pontofrio testa Google Glass em lojas

                  Em parceria com Accenture, varejista disponibiliza óculos interativos aos clientes, que acessam informações sobre produtos no dispositivo. Projeto está em duas unidades em SP



Gabriela Murno



Depois de receber aplicações para áreas como medicina, publicidade, hotelaria e até na Força Aérea americana, entre outras, o Google Glass é agora também “os olhos” do consumidor em ação da rede varejista Pontofrio, em parceria com a Accenture.

Por meio do óculos interativo, o visitante das lojas da rede — primeiro no Shopping Morumbi e depois no Shopping Ibirapuera, ambos em São Paulo —, é conectado às seções e aos produtos em uma espécie de tour guiado interativo.

Em tempo real, e com suporte de áudio e vídeo, notificações avisam em que ponto da loja o cliente está. Além disso, ao se aproximar dos produtos, o óculos identifica o item e apresenta um vídeo de suas funcionalidades, seus diferenciais e informações como preço e forma de pagamento, por meio da utilização da tecnologia QRCode (código de barras bidimensional).

Além de melhorar a experiência do consumidor, a utilização do dispositivo traz benefícios para o varejista, permitindo traçar, por exemplo, um mapa do comportamento do cliente na loja, identificando para onde ele olhou e qual a atitude tomada em relação a determinado produto.

“A ação surge da proposta de valor do Pontofrio de trazer mais tecnologia, promover inovação e cada vez mais integração do consumidor com a marca e com a loja. Além, é claro, de melhorar sua experiência de consumo”, diz Julio Baiao, diretor de TI da Via Varejo, empresa que administra as marcas Pontofrio e Casas Bahia. “Ainda é um projeto-piloto.

Estamos experimentando e observando como o cliente reage e que informações conseguimos capturar”, completa. Ele não descarta a possibilidade de levar a aplicação para outras lojas da rede, como também para outros estados e até a adoção de outros “dispositivos vestíveis”.

O cliente pode ainda colocar os produtos que tiver interesse em uma “lista de desejos” e enviá-la para o seu e-mail. “Estamos fazendo o que já acontece hoje no comércio eletrônico, que é criar “lista de desejos”. Os óculos permitem fazer uma ponte entre físico e virtual”, destaca Baiao.

Como ainda é um projeto-piloto, a aposta do Pontofrio é a divulgação espontânea da ação e a utilização das redes sociais com a hashtag: #pinglass. Por enquanto, não estão planejadas ações em mídias de massa. Segundo o executivo da Via Varejo, os clientes estão aceitando bem o piloto, iniciado no último final de semana.

Para que a utilização do Google Glass na loja da varejista fosse possível, foi criado um aplicativo exclusivamente para o Pontofrio. Diretor-executivo e líder de estratégia digital da Accenture, Ricardo Chisman diz que a ideia de utilizar o óculos surgiu da combinação do “desafio” de negócio do cliente, que já é um parceiro antigo da empresa, e tecnologia mais adequada. “O consumidor do Pontofrio gosta e busca tecnologia e inovação. Foi um projeto desafiador, mas desenvolvido em apenas dois meses por uma equipe multidisciplinar”, comenta. Entre as vantagens do Google Glass está a de utilizar o armazenamento das informações na nuvem.

Para Chisman, a tendência é que os “dispositivos vestíveis”, como os óculos interativos e também os relógios inteligentes, tenham cada vez mais espaço e aplicações em negócios de empresas de diferentes ramos. “As pessoas estão aprendendo a usar esses dispositivos. A tecnologia já é aplicada para resolver diferentes problemas de negócios e, com certeza, haverá cada vez mais usos e formatos. Saber juntar tecnologia e informação é um diferencial importante”, defende.



Veículo: Brasil Econômico

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