Tecnologia
15/08/2014 09:07 - Five and Half resgata consumidores
Thaíne Belissa
Com a missão de trazer de volta consumidores para as lojas físicas, a startup paulista Five and Half acaba de lançar o aplicativo Ezmall, que promete agradar tanto lojistas quanto clientes, melhorando o relacionamento entre as duas partes. Disponível no mercado há cerca de dois meses, a ferramenta recebe de 10 a 15 usuários novos por dia, sendo utilizada por mais de 1.500 pessoas em todo o país. O aplicativo recebeu investimento de quase R$ 2 milhões e a expectativa dos sócios é de que ele gere um faturamento de R$ 7 milhões até 2015.
De acordo com o diretor da startup, Marck Krauze, a equipe gastou cerca de dois anos com o desenvolvimento do aplicativo, que foi sendo testado e já está em sua 15ª versão. Ele explica que a empresa fez questão de só lançar a ferramenta depois que ela estivesse 100% concluída e testada, a fim de oferecer um produto de qualidade aos clientes. Com mais de 1.500 downloads, a ferramenta começa a ser vendida para as lojas de todo o país, inclusive de Minas Gerais, onde o diretor afirma estar fechando negócios com lojas de Belo Horizonte.
Krauze explica que a vocação da Five and Half é levar o consumidor para dentro das lojas físicas. Segundo ele, esse é um movimento importante, uma vez que os clientes cada vez mais preferem comprar na internet. "As lojas físicas estão perdendo espaço e faturamento por metro quadrado por causa do e-commerce. A partir do momento em que eu consigo colocá-lo dentro da loja por causa de um produto, o vendedor pode trabalhar com ele e aumentar seu tíquete médio", afirma.
O diretor explica que o aplicativo permite a localização do cliente e a comunicação direta com ele. Por meio de uma ferramenta geolocalização, a loja sabe quando o consumidor está em suas imediações e pode disparar promoções de acordo com o interesse dele. Se o cliente quiser comprar o produto, ele pode fazer a transação via internet banking e, ainda, escolher se retira a compra na própria loja ou solicita que seja entregue em casa.
"Para os lojistas o aplicativo é importante porque o gestor constrói uma relação de fidelidade com o consumidor, identificando quando ele está perto e trazendo-o com facilidade e tranqüilidade para a loja", afirma. Além disso, ele destaca que o pagamento via mobile ajuda a diminuir as filas dentro do estabelecimento, principalmente em horários de pico e em datas comemorativas.
O diretor lembra que o aplicativo também é muito útil aos consumidores, que podem buscar produtos de seu interesse e receber sugestões de lojas mais próximas, de acordo com sua localização. Segundo Krauze, o aplicativo permite a visualização com detalhes dos produtos, por meio de um zoom mais eficiente que os encontrados em e-commerce tradicionais. Outra funcionalidade útil para os clientes é o "Me Leva", que oferece um mapa em realidade aumentada, que mostra como chegar ao estabelecimento desejado. "Dentro do Ezmall também é possível visualizar a lista de desejos de amigos, o que pode facilitar na hora de comprar um presente de aniversário", exemplifica.
O diretor explica que o aplicativo será gratuito para os usuários, mas terá uma taxa mensal paras as lojas. Ele afirma que os preços ainda não estão fechados, mas a expectativa é atingir estabelecimentos do Brasil inteiro, chegando a um faturamento de R$ 7 milhões em 2015.
Veículo: Diário do Comércio - MG
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