Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

02/07/2014 08:53 - A importância do merchandising numa operação de E-Commerce B2B Novo

O merchandising leva a venda, empresas motivadas pelo sucesso do varejo na internet começam a desenvolver o E-Commerce B2B. Indústrias, Distribuidoras e Importadoras precisam entender as particularidades do Comércio Eletrônico B2B (venda no atacado). Eduardo Santos da empresa Vertis (www.vertisnet.com.br) expõe o tema em artigo.

O Comércio Eletrônico B2B (onde uma empresa vende produtos para outra empresa) vem ganhando adeptos impulsionado pelo aculturamento das pessoas que no varejo já estão habituadas a comprar pela internet. Hoje os e-consumidores (termo utilizado para apontar pessoas que já compraram algum produto pela internet) já passam de 50 milhões de brasileiros.

De olho nesse comportamento as Indústrias, Distribuidoras e Importadoras começam a se movimentar e a desenvolver canais de E-Commerce. A venda no atacado (B2B) apresenta inúmeras particularidades se comparado com a venda no varejo (B2C). O passo que antecede a venda e geração do pedido exige que os produtos sejam bem expostos e organizados na Loja Virtual (chamado de Merchandising), sem isso os clientes tem dificuldade de encontrar os produtos e informações relevantes para compra.

Para que uma operação de E-Commerce B2B tenha maior chance de êxito, algumas barreiras devem ser superadas e potencialidades devem ser desenvolvidas em sinergia com os outros canais de venda. Confira o artigo escrito por Eduardo Santos, especialista em Comércio Eletrônico B2B que trabalha na empresa Vertis (www.vertisnet.com.br), agencia de tecnologia e serviços de marketing de empresas como: ArcelorMittal, Fastshop, Camicado, Zelo, Corona e Cantu Importadora.

ARTIGO: B2B | A importância do merchandising numa operação de E-Commerce B2B

Nas muitas reuniões e encontros com empresários da indústria e distribuição que tive nos últimos 18 meses fica claro entender um problema comum de mercado quanto a exposição e venda de produtos. Quase que de forma unanime os empreendedores apontam a dificuldade do time comercial em trabalhar o catalogo extenso de produtos em suas inúmeras categorias, linhas e famílias, são centenas e até milhares de produtos (skus) disponíveis para venda que são negligenciados pelos representantes de vendas.

Ouço dos dirigentes e gestores comerciais: “Os vendedores vendem mais do mesmo”, ou ainda pior: “Os vendedores tem vendido menos do mesmo”. Como sanar tal fato ou ao menos mitigar essas perdas transformando em oportunidades? Desenvolvendo novas formas e canais não explorados como o Comercio Eletrônico B2B (um empresa vendendo para outra empresa), também conhecido como E-Commerce B2B.

A gestão das contas B2B são mais complexas em comparação ao mundo B2C, no mundo B2B os clientes empresariais (PJ) possuem diferentes necessidades que demandam diferentes políticas de preço e desconto, configuração de pacotes de produtos e serviços, opções de entregas etc.

O sistema de E-Commerce B2B deve permitir que a empresa exponha todo seu catálogo de produtos para o mercado e promova vendas 24 x 7. A ordem é oferecer aos clientes B2B uma experiência de classe B2C, tornando todo o processo rápido e fácil - onde os clientes são sensibilizados pelas ferramentas de marketing e comunicação de produtos dentro da loja virtual, os itens são inseridos no carrinho de compra e o pedido é concluído, simples assim.

Uma solução simples requer ações elaboradas e complexas, aqui entra em cena um conjunto de recursos e funcionalidades que um bom E-Commerce B2B necessita. Num processo de venda através do autoatendimento é necessário “sensibilizar” o cliente, ele precisa saber o que sua empresa tem a oferecer, quais são os produtos e serviços, suas características técnicas, que problemas eles resolvem, quanto custam, qual o prazo de entrega etc.

Um ambiente tecnológico como E-Commerce B2B é um ambiente frio se o compararmos com uma venda presencial, então temos que disponibilizar um loja virtual inteligente que ofereça produtos relacionados ao perfil daquele cliente, venda cruzada e horizontal de produtos funciona bem. Criação e gestão de listas de produtos ajudam na geração de novos pedidos individuais ou ainda na geração de pedidos programados.

Para o merchandising de lançamentos e promoções crie hotsites e landpages específicas, seja para trabalhar categorias, famílias, linhas, marcas ou ainda produtos individualizados. Importante também é contar com uma poderosa ferramenta de busca interna no E-Commerce B2B, seu cliente necessidade encontrar os itens por código interno, código do fabricante, nome do produtos, descritivo técnico dentre outras informações.

Hoje dispomos de tecnologia e modelos matemáticos que muito contribuem para entendermos do comportamento e ciclo dos clientes, com isso podemos ofertar produtos adequados em condições comerciais específicas para cada cliente B2B. Há que transferir ao cliente certa responsabilidade e autonomia no processo de compra e venda, vide que o mesmo disporá da ferramenta de E-Commerce B2B de autoatendimento.

Os ganhos vão além de novos pedidos gerados e elevação do ticket – com o E-Commerce B2B consegue-se reduzir o ciclo de venda, reduzir os percentuais de devolução de itens e diminuir o suporte ao cliente. Nos projetos que tenho atuado o E-Commerce B2B entra como mais um canal a ser explorado, promovendo merchandising e vendas onde a atual equipe comercial não chega ou onde não são eficientes em termos de geração de valor.

Seja através do autoatendimento ou apoiando os representantes de vendas que também podem usar o E-Commece B2B para expor e tirar pedidos on-line, o fato é que o E-Commerce B2B veio para ficar. Assim como o tradicional E-Commerce B2C de varejo o E-Commerce B2B permite as empresas chegarem mais longe - industrias e distribuidores podem agora contar com um mundo de novas possibilidades e modelos de negócio antes pouco explorados por limitações tecnológicas.


Veículo: Portal Comunique-se

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>