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15/04/2014 12:24 - Para não se perder dentro da loja

A compra no varejo físico usando recurso digital pode ser mais rica e produtiva. A ideia do aplicativo Novidá é justamente essa: servir como assistente pessoal para o consumidor de loja física e ampliar essa experiência com a ajuda de um smartphone. O aplicativo instalado no celular ou tablet orienta a escolha da mercadoria, localiza a gôndola onde pode ser encontrada e envia alertas de descontos e promoções naquele exato momento.

O Novidá foi criado por dois amigos, o engenheiro Luís Gustavo Botura e o economista Fábio Rodrigues, a partir de uma situação vivida por ambos. Eles estavam reformando suas casas e tiveram dificuldades em lojas onde foram comprar material. “Havia muitos gargalos, as filas para pagar eram enormes, não sabíamos como encontrar o produto certo (azulejos, pisos, tintas, argamassa) porque a variedade é grande nesse tipo de compra”, conta Botura. “Aí tivemos a ideia de inventar um assistente de compras com tutoriais e localização, que funcionasse com rede wi-fi simples dentro da loja”.

O Novidá, desenvolvido há um ano com a ajuda do programador Eduardo Rabelo, se adapta a qualquer tipo de comércio presencial – supermercados, lojas de materiais de construção e de departamentos, shoppings centers e livrarias. Botura explica que para o funcionamento pleno do programa, o varejista precisa contar com uma rede wi-fi e antenas wireless para que o aplicativo localize as mercadorias rapidamente nas gôndolas. Essa localização é mais precisa do que a de um GPS porque é aplicada no ambiente interno, informa Botura.

“O varejo instala nossa arquitetura simplificada, fazemos uma calibração do ambiente e damos suporte à loja”. Não se trata de um ERP (programa de gestão), informa Fábio Rodrigues, mas um software que funciona com banda larga e com um BI (business intelligence) associado para futuras tomadas de decisões do comerciante e da marca. Com esse BI, o app pode capturar o perfil do consumidor direcionando-o em suas próximas compras ou sugerindo produtos complementares aos que está comprando. “É possível agregar conteúdos relevantes sobre as mercadorias e fazer ofertas exclusivas”, observa Rodrigues.

A Novidá está negociando com três grandes varejistas – cujos nomes não revela – para instalar a solução no ambiente de lojas. A ideia é reforçar parcerias com o varejo e com as marcas, inclusive para que possam oferecer cupons de desconto aos clientes portadores de cartões de fidelidade. “O conteúdo precisa ser relevante para que a compra assistida ajude o consumidor e promova mais receitas e elevação do tíquete médio para os lojistas”, destaca Botura.

Localização e rastreamento

Segurança aliada a um serviço de gestão de dispositivos móveis com funções de localização e rastreamento de pessoas e de aparelhos é a proposta do aplicativo AnjoMob, em fase de lançamento em São Paulo. O software nasceu dentro da Duetec System e roda em Android. Walter Nascimento, gerente de marketing da empresa, explica que o produto tem como principal característica o gerenciamento de vários smartphones e tablets entre a plataforma web e o app. “O programa monitora as chamadas enviadas, perdidas e recebidas, horários e conteúdos de mensagens de texto, faz rastreamento de rotas, localiza funcionários em serviço externos ou membros da família, dependendo do plano contratado”. Pode-se traçar um roteiro entre o ponto A e B para rastrear o caminho dos filhos entre a casa e a escola, por exemplo. Os pais recebem alertas se, por acaso, eles se desviarem dessa rota.

O mesmo gerenciamento por geolocalização é útil para quem tem equipes de técnicos e vendedores em campo. Mas somente o administrador do sistema terá acesso a essa gestão toda e poderá habilitar as funções de acordo com as necessidades da empresa ou da família.

Para isso, ele se cadastra no site www.anjomob.com.br com login e senha, baixa o aplicativo na Google Play e habilita os serviços que deseja gerenciar do dispositivo, como o consumo de bateria dos aparelhos a serem monitorados, localização por GPS, tempo dos alertas, visualização de SMS. Todas essas funções estão disponíveis num menu.

O AnjoMob coleta essas informações do aparelho móvel e envia para o servidor da aplicação. Segundo Nascimento, podem ser gerenciados até 300 dispositivos de uma mesma empresa. Nesta fase de lançamento, os primeiros 15 dias são gratuitos. O plano Família, para até cinco celulares, sai por R$ 16, e o Empresa custa R$ 120 para até 10 dispositivos. O AnjoMob tem 60 clientes (entre pessoas físicas) experimentando a aplicação.

Ingressos pelo celular


A plataforma de eventos ingresse.com.br, que está no ar há um ano e já movimentou 120 mil ingressos nos últimos sete meses pelo sistema online, está ampliando a sua atuação com um aplicativo para iOS e Android. Com ele, é possível a busca de shows e eventos em diversas cidades dos 20 estados onde o serviço atua, mesmo que essas atrações não sejam promovidas pelo Ingresse. O app também permite a compra dos ingressos com recebimento dos tíquetes por e-mail, pelo aplicativo ou por QR Code. “Como somos uma plataforma social, é natural que o usuário também possa compartilhar os shows com os amigos, fazendo isso pelo celular”, destaca Gabriel Benarrós, fundador da empresa.

O app móvel também exibe os eventos cadastrados na plataforma Web, entre shows, baladas universitárias, peças de teatro e festas independentes e detecta a localização dos interessados por GPS indicando as atrações mais próximas. As buscas são feitas em tempo real e quando o usuário seleciona um resultado, ele recebe uma descrição do evento, um mapa do local e a lista de pessoas confirmadas. Outra função interessante é a validação dos ingressos com QR Code do smartphone, sem necessidade de impressão. O ingresso é salvo no aplicativo e pode ser visualizado mesmo quando não há acesso à internet naquele momento. Basta aproximar o celular à máquina de leitura de códigos para liberar a entrada.

A empresa recebe comissão de 10% sobre as vendas dos ingressos feitas pelo site, e as atrações são de médio porte - reunindo no máximo 30 mil pessoas. A ingresse.com.br foi eleita uma das startups mais inovadoras do País, em premiação do Brazil Founders 2014, realizada em março em São Paulo. Ela recebeu votos de mais de 400 investidores, empreendedores e representantes de grandes empresas de tecnologia.




Veículo: Diário do Comércio - SP

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