Tecnologia
12/03/2014 10:53 - Sites de e-commerce registram deflação de 1,61% em fevereiro, aponta índice e-Flation do PROVAR/FIA
O índice e-Flation registrou, em fevereiro, deflação de 1,61% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, uma queda de 2,71 p.p. em relação ao mês anterior, em que se registrou inflação de 1,10%, e queda de 2,09 p.p. em relação a fevereiro de 2013, quando foi apurado +0,48%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador ainda contabiliza inflação de 2,03%, representando aumento de 5,71 p.p. em relação a igual período do ano passado, quando o percentual observado era de -3,68%.
Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.
No total, as categorias que apresentaram inflação em fevereiro foram: "Medicamentos" (0,90%), "CDs e DVDS" (2,47%), "Cine e fotos" (1,90%), "Eletrodomésticos" (3,54%), "Eletroeletrônicos" (2,16%) e "Perfumes e cosméticos" (0,63%). Já as categorias que contabilizaram deflação foram: "Livros" (-7,96%), "Telefonia e celulares" (-6,92%), "Informática" (-3,10%), "Brinquedos" (-0,26%) e "Moda e acessórios" (-2,66%).
"A facilidade de comparação dos preços na internet fez com que o índice de inflação voltasse a apresentar deflação em fevereiro", comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês em subsequente. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".
Sobre o Provar:
O Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 e tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicações, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.
Felisoni Consultores Associados
A Felisoni Consultores Associados é uma empresa que oferece cursos, consultoria e pesquisas voltados para o atendimento das necessidades das organizações que têm interesses próximos ao mercado de consumo de bens e serviços. Contando com vasta experiência nas diversas áreas relacionadas à distribuição e ao mercado de consumo, a Felisoni & Associados oferece um amplo conjunto de soluções aplicadas à gestão das organizações.
Íconna - Inteligência Competitiva no E-commerce:
A Íconna oferece soluções de inteligência competitiva no e-commerce, através do monitoramento de informações do comércio eletrônico. Entre outras, a Íconna oferece informações como penetração e share de marcas, in-store media, floor share, mix de produtos e estudos customizados para varejistas e indústria.
Depois de coletadas, as informações (big data) são processadas e disponibilizadas em formato de relatórios gerenciais e dashboards, permitindo que gestores da indústria e do varejo acompanhem de perto seus próprios negócios e de seus concorrentes, ajudando-os a tomarem as melhores decisões, tanto no âmbito de planejamento estratégico, como comercial e de marketing.
Sobre a FIA
Eleita por três vezes, desde 2005, como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 32 anos de atuação no setor. A Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração.
Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento relevante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 25 no ranking dos melhores MBAs Executivos das Américas, sendo o único MBA brasileiro na classificação elaborada pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 6° mais experiente do mundo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FIA
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop