Tecnologia
03/01/2014 10:08 - Startup mineira monitora interesse do consumidor
Dito utiliza informações "abertas" pelo usuário nas redes
Thaíne Belissa
Uma bela propaganda em uma página de revista ou um comercial em horário nobre da televisão. Foi-se o tempo em que esses eram os principais meios para se divulgar uma marca e convencer o consumidor a comprar determinado produto. No mundo conectado, as empresas investem cada vez mais no marketing on-line e em estratégias que permitem o diálogo direto e rápido com seu cliente na internet. Dentro desse contexto, as redes sociais surgem como uma poderosa ferramenta muito explorada pelas startups.
Fundada há cinco anos, a startup mineira Dito é pioneira e uma das líderes no Brasil na oferta de monitoramento dos interesses dos consumidores por redes sociais. Por meio de uma plataforma, a empresa consegue entender o comportamento do usuário, identificando os tipos de anúncios que ele curte no Facebook, a cidade onde mora, os links que compartilha e até eventos de seu cotidiano. Essas informações podem ser úteis para identificar o perfil do consumidor e, a partir disso, desenvolver ações diretas para ele.
O CEO da Dito, André Fonseca, explica que esse monitoramento é feito com as informações abertas e autorizadas pelo usuário. O público dessa ação são pessoas que curtiram a página no Facebook da marca, baixaram o aplicativo dela ou fizeram algum cadastro no site da empresa. Dessa forma, Fonseca frisa que não é uma espionagem, mas uma ação voltada para um público que já demonstrou algum interesse pela marca ou empresa em questão. "A rede social ajuda a entender as pessoas e a plataforma usa isso para interpretar o comportamento desse consumidor e criar oportunidades de vendas e de fidelização do cliente", explica o CEO.
Estratégia - Apesar de ser direcionada a alguns usuários específicos, a ação nas redes sociais acaba atingindo muito mais pessoas por meio dos compartilhamentos. E esse é um dos objetivos da Dito: ampliar a propaganda boca a boca, utilizando os próprios clientes como estratégia de divulgação. "O usuário que compra o produto de determinada empresa e o recomenda tem uma força muito maior do que qualquer anúncio que fizermos", destaca Fonseca. Para garantir isso, a plataforma sugere aos seus usuários o compartilhamento do produto que ele consumiu por meio de um e-mail, por exemplo. "Podemos mandar uma mensagem sugerindo que ele conte aos amigos a experiência que teve ou solicitando que dê sua opinião sobre determinado produto", explica.
A fidelização do cliente é outro importante benefício da utilização da plataforma da Dito. Como se conhece o perfil do cliente, a empresa pode fazer constantes sugestões que agradam o consumidor e o mantém ligado à marca. "Um exemplo é o trabalho que fazemos para uma empresa que vende ingressos. Se vimos que o cliente dela curtiu um filme que foi lançado em outro país, guardamos essa informação e, quando o filme for lançado no Brasil, mandamos uma sugestão para que ele compre o ingresso no cinema", explica. Fonseca acredita que, dessa forma, a empresa garante um atendimento mais pessoal aos seus clientes mesmo não se relacionando fisicamente com eles. "Eles não são uma loja física, mas podem atender bem e de forma direcionada usando a tecnologia", completa.
Mesmo com poucos anos de história, a Dito já conquistou 45 clientes por todo o Brasil, entre eles grandes empresas como TIM, Fiat e MRV. De acordo com o CEO da empresa, a maior parte dos clientes estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Só em 2012, a startup cresceu 80%, faturando R$ 1,8 milhão. A expectativa para este ano é dobrar o número de clientes e faturamento, chegando a R$ 3,6 milhões. "A rede social trouxe algo interessante que é a interação entre os amigos. Quando a gente consegue trazer isso para dentro da marca é muito interessante. O compartilhamento de informações entre amigos tem um peso muito maior do que qualquer anúncio na internet", conclui.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop