Tecnologia
26/09/2013 10:06 - Globalweb cria 'shopping' de sistemas
O modelo de shopping virtual provocou um movimento intenso no varejo digital. Com o conceito de vitrine para outras lojas, companhias como Amazon, eBay, Rakuten e Mercado Livre ajudaram a ampliar o número de pessoas que fazem compras pela internet, abrindo caminho para uma rápida expansão das operações.
Agora, a companhia brasileira Globalweb pretende aplicar o conceito ao mundo das compras empresariais. Com o site Vouclicar.com, que entra no ar hoje, o objetivo é oferecer a empresas de pequeno porte a possibilidade de adquirir tecnologias de e-mail, antivírus e sistema de gestão, entre outros itens, de uma maneira que lembra o que o consumidor comum faz na web: basta clicar no item selecionado e pagar com cartão de crédito.
O modelo é o da computação em nuvem, pelo qual os sistemas são acessados pela internet e não precisam ser instalados no computador. As ofertas serão dividas em 14 segmentos de negócio - do setor automotivo ao de saúde - e em infraestrutura de tecnologia. "A forma como a tecnologia é vendida hoje limita o acesso da pequena empresa. Queremos ajudar a melhorar isso" disse Cristina Boner, presidente do conselho da Globalweb, ao Valor. O site funcionará como uma empresa separada da Globalweb, com estrutura independente.
Os produtos serão oferecidos tanto por empresas iniciantes como marcas reconhecidas, do porta da IBM, Microsoft, Oracle, Symantec e Trend Micro. No lançamento, serão 300 produtos de 60 companhias. Até o fim do ano, a expectativa é chegar a 100 parceiros, disse Gleydson Barbosa, diretor de operações do Vouclicar. As companhias não gastarão nada para oferecer suas ofertas no site. Em vez disso, vão pagar uma comissão sobre os gastos de cada usuário.
Na avaliação de Marcela Vairo, gerente de alianças da IBM, e Hernán Ambruster, vice-presidente da Trend Micro, o site funcionará como uma extensão de suas estratégias de computação em nuvem, ajudando a atingir empresas de porte pequeno, que não são atendidas por equipes comerciais diretas. Para os fornecedores iniciantes, que não têm recursos para investir em marketing, o site pode funcionar como uma ferramenta de divulgação dos produtos, disseram Guilherme Afonso Tavares Ribeiro, executivo da Gat Tecnologia, criadora de um software de gestão, e Pedro Hastings, da Hastings Informática, de sistemas para a área jurídica.
A meta do Vouclicar é chegar a seis mil usuários, com receita entre R$ 6 milhões e R$ 8 milhões até o fim de 2014. Em 2016, a meta é mais que dobrar de tamanho, com receita de R$ 17 milhões e 13 mil clientes. A expectativa é que a média de gasto mensal por usuário fique na faixa de R$ 100 por mês.
A Globalweb investiu R$ 10 milhões em três anos para desenvolver a tecnologia e a estrutura do site. A previsão é aplicar mais R$ 24 milhões nos próximos dois anos. Além de recursos próprios, a Globalweb procura investidores para injetar dinheiro no negócio. A meta é criar ferramentas de interação e estabelecer uma espécie de rede social, para a troca de informações e o desenvolvimento de negócios em conjunto. A corretora Brasil Plural está à frente do processo.
A Globalweb contratou três celebridades para uma campanha de marketing na internet e na mídia tradicional. A primeira é a apresentadora Adriane Galisteu. Segundo Cristina, a ideia é mostrar que o site está acessível a qualquer pessoa.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop