Tecnologia
05/09/2013 10:43 - Oi investe em serviço de conexão em nuvem para varejo
A Oi lança hoje um serviço em nuvem para permitir a comunicação de lojas com operadoras de cartões de crédito nas transações eletrônicas. O serviço é mais um esforço da companhia para elevar a receita com o mercado empresarial. A computação em nuvem engloba a oferta de infraestrutura de tecnologia, software e serviços por meio de uma conexão à internet.
A Oi, como outras operadoras, já oferecia às redes de varejo uma conexão para ligar terminais de transferência eletrônica de fundos (TEF) às operadoras de cartões de crédito. Em uma loja, as máquinas de processamento de transações são conectadas a um servidor de autenticação, o qual se conecta à operadora de cartões para processar a venda. A conexão entre os terminais de processamento e o servidor é feita pelas operadoras.
Maurício Vergani, diretor da unidade de negócios do corporativo da Oi, disse que a companhia fez uma pesquisa com 120 clientes do varejo e constatou que 67% das falhas nas transações com cartão decorrem de problemas de conexão entre os terminais e o servidor, ou de sobrecarga do servidor, que impede ou torna mais lenta a conexão com a operadora de cartões.
O serviço da Oi substitui a conexão tradicional por serviços na nuvem que incluem uma conexão de dados mais robusta e uma conexão de backup de terceira geração (3G). O lojista também substitui o seu servidor por outro equipamento que fica alocado em um dos cinco centros de dados da OI no país. Vergani disse que a tecnologia em nuvem reduz o custo para as redes de varejo em até 20%.
Esse serviço foi testado pela rede de supermercados Giassi, de Santa Catarina. Paulo Roberto Jansen, gestor de tecnologia da informação da Giassi, disse que o serviço foi implantado nos 13 supermercados da rede e que não houve registro de falhas de conexão. "Realizamos de 600 mil a 700 mil transações por mês. A frente do caixa não pode parar, é essencial ter uma conexão de alta disponibilidade", disse. A Giassi usa atualmente outra conexão de TEF da Oi e de duas operadoras concorrentes. Jansen disse que o novo serviço permite a conexão com as maiores bandeiras de cartões de crédito e que aguarda a aprovação de bandeiras regionais para adotar o serviço.
Vergani estima que 30% dos clientes de varejo atuais migrarão de conexões tradicionais para o serviço em nuvem em 12 meses. A Oi não divulga o número de clientes, mas informa que atende a 240 mil estabelecimentos comerciais no país. "O objetivo é também atrair varejistas atendidos por concorrentes", disse. Os serviços em nuvem são uma forte aposta da Oi. A meta da operadora é que até 2015, 15% da receita com clientes empresariais venha de serviços em nuvem. Em 2012, eles respondiam por 3% da receita com empresas, que foi de R$ 7,7 bilhões.
Fernando Belfort, analista sênior da Frost & Sullivan, disse que as operadoras vivem a segunda onda da computação em nuvem: após lançar serviços básicos, as teles investem em serviços mais sofisticados. "Nos próximos meses, as operadoras vão desenvolver mais serviços em nuvem de alto valor agregado, como a TEF, tendo como foco setores como varejo, finanças, saúde, educação e energia", disse.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop