Tecnologia
04/09/2013 11:07 - Visa aposta em débito no comércio eletrônico
Desde o início do ano a Visa lançou no Brasil alguns produtos que visam facilitar e dar mais segurança para operações realizadas pela internet (e-commerce). Esse mercado tem apresentado crescimento sólido nos últimos anos e é uma das apostas da companhia para crescer no país.
Ontem a empresa anunciou o lançamento de um novo cartão pré-pago para operações pela internet, que conta com o mesmo nível de segurança dos demais produtos da companhia. Para realizar uma operação bastará ao usuário realizar a autenticação, a forma dependerá de cada banco, mas pode ser desde um número enviado para o celular, um tolkien que gera um número que precisa ser digitado para confirmar a operação a cada transação, etc.
Outro produto, que está disponível desde janeiro desse ano, permite que o cliente realize a compra também pelo cartão de débito, seguindo os mesmos ritos de segurança aplicado para os pré-pagos. Antes desse produto as pessoas que não tinham cartão de crédito, ou não queriam utilizá-lo, tinham que usar o boleto bancário ou realizar uma transferência pela internet.
A intenção da companhia é que a função débito substitua, pelo menos parcialmente, a utilização do boleto bancário. Atualmente cerca de 20% das transações on-line são realizadas dessa forma, segundo dados do E-bit. No entanto, 40% das operações desse tipo não são concretizadas porque o consumidor desiste de realizar a compra. É nesse nicho que a Visa pretende entrar com seus novos produtos.
"A pessoa que imprime boleto bancário demora um tempo para pagar e isso pode fazer com que ela desista de realizar a operação. Isso traz transtornos para o comércio que reserva o produto e depois precisa devolver ao estoque. Temos muito espaço no mercado para crescimento da função débito", afirmou o diretor executivo sênior de produtos da Visa Brasil, Percival Jatobá.
O foco da empresa agora é buscar as empresas que realizem vendas por internet para que elas ofereçam as opções de compra por cartão de débito e pré-pago em seus sites. A Visa afirmou que até o momento as empresas que já oferecem a opção de débito são responsáveis por 50% do volume de transações feita pela internet.
Os dados mostram que há um fortalecimento desse tipo de negócio no Brasil. Em 2009, o faturamento no e-commerce foi de R$ 10,9 bilhões, em 2010 passou para R$ 14,8 bilhões, R$ 18,7 bilhões em 2011 e R$ 22,5 bilhões ao longo do ano passado. A expectativa é que o e-commerce movimente R$ 28 bilhões ao longo desse ano.
O número de consumidores também tem crescido bastante nos últimos anos, em 2009, 17,6 milhões de brasileiros fizeram compras pela internet. Em 2011 esse número saltou para 32 milhões e a previsão é que 51 milhões de pessoa realizem transações financeiras virtualmente. Somente no primeiro semestre desse ano 3,98 milhões de pessoas entraram nesse mercado.
No primeiro semestre deste ano cerca de 67% das transações são realizadas por pessoas que tem entre 25 e 49 anos de idade. Os que menos de 24 anos representaram 9% do mercado e os com mais de 50 anos responderam por 24% do faturamento em e-commerce até junho desse ano.
Veículo: DcI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop