Tecnologia
02/08/2013 10:52 - Varejos adotam guichês eletrônicos
O consumidor mineiro já observa algumas mudanças ao pagar o estacionamento em alguns dos principais centros de compras da cidade. A partir do fim do ano passado, começaram a ser disponibilizadas aos clientes máquinas eletrônicas, através das quais é possível quitar o valor cobrado sem passar pelo atendente. O sistema já está disponível no BH Shopping, na região Centro-Sul, e no Shoping Del Rey, na região Noroeste. A partir deste mês, ele começa a ser implantado também no Boulevard Shopping, na região Leste.
A coordenadora de Marketing do Shopping Del Rey, Cláudia Osna, afirma que o empreendimento se interessou pelo sistema, após observar as longas filas formadas para o pagamento do estacionamento, principalmente em horários de movimento mais intenso. Assim, com o objetivo de oferecer mais comodidade ao comprador, a empresa começou a testar uma máquina no fim do ano passado. Com a boa aceitação, outras cinco foram instaladas e a expectativa é de que outras três sejam implantadas até o fim de 2013.
Simultaneamente, os caixas tradicionais, com atendentes, foram reduzidos de oito para apenas dois. Apesar da redução dos custos com a folha de pagamento, a coordenadora de Marketing explica que isso não deve se refletir no preço cobrado pelo estacionamento, devido ao elevado investimento feito para aquisição dos equipamentos e em promotores contratados para auxiliar o cliente, solucionar dúvidas e garantir que a utilização seja feita da maneira correta.
O Del Rey foi o primeiro dos shoppings da BRMalls, gerenciadora de shoppings com atuação nacional, a receber as máquinas em Minas Gerais. Em breve, o novo serviço deve estar presente no Shopping Estação BH, na região de Venda Nova, e no Shopping Sete Lagoas, na região Central do Estado, mas ainda não foi estipulada uma data. Cláudia Osna observa outro aspecto positivo do sistema, uma vez que ele ajuda a driblar a escassez de trabalhadores qualificados interessados em ocupar os postos de trabalho disponibilizados pelos complexos comerciais.
No Boulevard Shopping, na região Leste, o novo sistema começa a ser testado a partir deste mês (agosto). A gerente de Marketing, Andrea Panisset, adianta que, caso os equipamentos confirmem a possibilidade de aliar praticidade e agilidade, serão cinco terminais até o fim deste ano. "Nesse caso, vamos manter os guichês de atendimento com maior fluxo e eliminar três menos estratégicos", informa. Atualmente, o mall conta com nove caixas voltados para o pagamento do estacionamento.
Assim como no Del Rey, o Boulevard não cogita, pelo menos a princípio, quaisquer cortes no valor do estacionamento, devido ao alto custo das máquinas. Andrea Panisset revela que cada máquina demanda R$ 40 mil, valor que deve saltar para R$ 200 mil, caso as demais realmente sejam adquiridas. Além disso, outro valor, não revelado, deve se direcionar a ações de marketing, para que o sistema realmente seja capaz de eliminar qualquer tipo de transtorno que o consumidor possa ter ao ir ao shopping, tornando a experiência de ir às compras ainda mais proveitosa.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop