Tecnologia
24/07/2013 10:14 - Tecnologia de SC ajuda a reduzir custos e agrotóxicos
Epagri lança sistema de monitoramento das condições climáticas direcionado à produção do fruto
Para ajudar os produtores de maçã da região Sul do país a antever a ocorrência de chuvas e monitorar as baixas temperaturas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) lançou ontem um sistema de monitoramento das condições climáticas.
Até meados de agosto serão 20 estações instaladas nas áreas produtoras em SC (15), RS (4) e PR (1), que irão auxiliar os agricultores a evitar pragas, reduzir a utilização de agrotóxicos e a cortar custos.
De acordo com Hamilton Justino Vieira, pesquisador do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Ciram) da Epagri, o aparelho é capaz de identificar a todo momento a quantidade de chuva sobre a área cultivada, a temperatura do local, a umidade relativa do ar e o nível de água nas folhas das macieiras.
Depois de processados e calculados, os dados são enviados aos produtores com recomendações sobre o tratamento das macieiras, como as condições climáticas que facilitam o surgimento das principais doenças da cultura, como a sarna da macieira e a mancha da gala.
– O objetivo é melhorar a qualidade de vida do agricultor – afirma Vieira.
Consumidor também sairá ganhando
O pesquisador ressalta que o resultado desse controle serão frutos mais saborosos e com melhor aparência, o que é bom para o consumidor.
As estações de captação de dados, que custam R$ 15 mil cada, foram patrocinadas pela multinacional BASF. O projeto, que começou a ser desenvolvido em São Joaquim, na Serra catarinense, em 2000, recebeu recursos dos governos estadual e federal.
Veículo: Diário Catarinense
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop