Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

29/05/2013 11:32 - Redecard se une a DataCash para avançar no comércio eletrônico

Na arena do comércio eletrônico, a batalha entre as credenciadoras de cartões Cielo e Redecard é um tanto desigual. Se nos últimos anos a Cielo anunciou uma série de aquisições e parcerias para avançar no "e-commerce", a grande rival passou o período em silêncio. Isso mudou ontem, quando a credenciadora controlada pelo Itaú Unibanco lançou sua nova plataforma, em parceria com a empresa britânica de pagamentos DataCash, que pertence à bandeira de cartões MasterCard.

A plataforma é o equivalente digital ao que as credenciadoras fazem no mundo físico: capturar transações de pagamentos eletrônicos para lojistas.

"O lançamento vai cobrir algumas defasagens que tínhamos em comércio eletrônico", afirma Marcelo Kopel, diretor-executivo da Redecard. "São itens que deixamos de desenvolver de propósito, depois da decisão que não iríamos mais apostar em plataforma própria para e-commerce". É o caso, por exemplo, da captura de cartões de débito ou de transações de boleto bancário em compras on-line.

Só que a Cielo não quer dar espaço para a rival tirar o aparente atraso. "Em 2010, quando desenvolvemos nossa plataforma, fizemos com base na demanda dos 50 maiores clientes. Continuamos colhendo essas demandas e hoje atendemos também o que os menores querem", diz Rogério Signorini, diretor de inovação da Cielo. Entre as soluções, há a que permite ao lojista dar mais detalhes na fatura sobre uma compra, evitando que o consumidor não reconheça a transação.

A Redecard acredita que a experiência internacional da parceria DataCash será um trunfo na briga. No mundo das compras on-line, a DataCash atua como "gateway", ou seja, faz a ponte das informações de pagamentos entre lojistas e credenciadores. Em agosto de 2010, a MasterCard adquiriu a companhia por US$ 520 milhões. A empresa processa mais de 1 bilhão de transações por ano e aceita pagamento em cerca de 177 moedas.

"Chegamos a estudar fazer uma plataforma própria, mas a agilidade e a possibilidade de importar práticas de outros países nos fizeram optar pela parceria com a DataCash", diz Kopel. Segundo o executivo, a busca por um parceiro em e-commerce vem sendo feita desde dezembro de 2011, antes mesmo de a Redecard deixar de ser listada na bolsa.

No caso da Cielo, parcerias e aquisições também foram fundamentais na estratégia de comércio eletrônico. Além de ser dona da Braspag, que atua como "gateway", a Cielo fechou no ano passado parceria com a CyberSource, subsidiária da Visa, para prevenção de fraudes em comércio eletrônico. Também em 2012, comprou a empresa de pagamentos americana Merchant e-Solutions (MeS), aquisição que reforçaria seu projeto no e-commerce.

"Há vários itens, tanto em termos de tecnologia como de conhecimento, que estamos trabalhando para importar da MeS", afirma Signorini. Tanto que ele reforça a meta que as transações de comércio eletrônico representarão 21% do total em 2020. Em 2011, eram pouco mais de 7% do total.

Já a Redecard não divulga metas para o comércio eletrônico. "Não definimos metas de fatia de mercado ou de número de clientes neste ano na plataforma. O objetivo primeiramente é formar grupos de clientes de segmentos variados para testar a plataforma", afirma Kopel. Um alvo importante, porém, devem ser os pequenos comerciantes. "É neles que o e-commerce mais cresce."



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>