Tecnologia
17/05/2013 11:10 - América Móvil vai manter marcas
O processo de consolidação das companhias do grupo mexicano América Móvil no Brasil vai preservar as marcas Claro, Embratel e Net, afirmaram, ontem, os presidentes de duas dessas empresas: Carlos Zenteno, da Claro, e José Félix, da Net. A expectativa é que o movimento, que visa criar uma única empresa, leve cerca de dois anos.
Zenteno afirmou que a consolidação vai gerar uma estrutura de custos mais eficiente. "Será uma companhia com todos os benefícios disso, no sentido fiscal, no sentido de simplificação dos procedimentos internos", disse.
Os executivos negaram que o grupo vá operar no Brasil sob uma marca única. "As pessoas estão identificadas com a Claro, com a Embratel, com a Net. As três marcas estão entre as mais valiosas do Brasil", disse Félix. Ele afirmou também que a consolidação não impede que as empresas mantenham seu modo de operação. "São coisas completamente diferentes", disse.
Neste ano, a previsão é que as empresas do grupo América Móvil invistam R$ 10 bilhões no Brasil. O valor representa cerca de metade dos investimentos globais do grupo, estimados em US$ 10 bilhões em 2013, e está em linha com os investimentos feitos no país no ano passado.
O anúncio da consolidação das atividades, feito em meados de abril, foi um requisito para cumprir critérios de regulação, mas o processo de integração das operações ocorre há anos, afirmou Zenteno.
Também no mês passado, as empresas fizeram um pedido de anuência prévia à Anatel. "Um processo desse tipo leva de um a dois anos. O pedido de anuência prévia é o primeiro passo para a unificação, para a mudança societária da companhia", disse Félix. Ele admitiu, porém, que será preciso simplificar a composição acionária das empresas para a conclusão da consolidação.
De acordo com Zenteno, o projeto de consolidação tem como objetivo a especialização das atividades das empresas, algo que o grupo identifica como uma demanda do mercado. Para os executivos, o objetivo da América Móvil no Brasil é oferecer um portfólio de serviços de telecomunicações completo a consumidores e empresas. "O desafio é fazer tudo o que estamos fazendo sem quebrar todos os cristais, crescendo no sentido de integração", disse Félix.
O grupo América Móvil anunciou, ontem, o início de um serviço de internet sem fio para clientes das três empresas em nove cidades do país. O projeto recebeu investimento de R$ 100 milhões compartilhado pelas companhias.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop