Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

16/05/2013 10:36 - Compra da Credicard deve gerar benefícios fiscais para o Itaú

A compra da Credicard pode render ao Itaú Unibanco um ganho fiscal inesperado e proteger sua posição dominante no mercado brasileiro de cartões de crédito, afirmou Gustavo Schroden, analista do Espírito Santo Investment Bank.

A compra da unidade que pertencia ao Citi, anunciada na terça-feira passada à noite, por R$ 2,77 bilhões, e que inclui o Banco Citicard e a Citifinancial Promotora, "faz todo sentido" sob a perspectiva estratégica e financeira, segundo ele.

O analista calcula que o Itaú pagou o equivalente a 10,7 vezes o lucro estimado para a Credicard neste ano, ou 2,3 vezes o valor patrimonial, ambos "múltiplos muito atrativos, dadas as sinergias que podem ser obtidas com o negócio". Se tiver um benefício fiscal de R$ 690 milhões em seis anos, esses múltiplos ficam "ainda mais atrativos".

A transação fortalece a posição do Itaú no mercado de cartões no Brasil, onde mais de 40 milhões de pessoas ascenderam à classe média na última década e passaram a usar serviços financeiros. Com a compra, a base de cartões do Itaú sobe para 37,7 milhões de usuários, equivalente a uma participação de 40% do mercado.

"A aquisição foi muito boa em termos de preço, uma vez que o Itaú pode extrair sinergias substanciais da integração com a Credicard e proteger sua liderança no mercado," disse Gustavo Schroden.

O analista disse que as estimativas de lucro para o Itaú podem ser revisadas, caso a integração com a Credicard gere receitas e redução de despesas antes do esperado. Mas os ganhos fiscais não devem necessariamente levar a uma revisão do lucro, acrescentou.

O Espírito Santo Investment Bank tem recomendação de compra para a ação do Itaú, com preço-alvo de R$ 42 cada.

O banco privado vem tentando elevar os ganhos com tarifas e serviços para compensar a queda nas receitas com empréstimos, em meio à abrupta queda nas taxas de juros no País. No ano passado, o Itaú comprou os 49% que ainda não detinha da Redecard, segunda maior empresa de meios de pagamento do País, por cerca de R$ 10,5 bilhões.

Com a compra desta semana, a Credicard volta ao Itaú, que era sócio do Citi na empresa até 2006. A transação está sujeita a aprovação de órgãos reguladores. Para fechar o negócio, o banco bateu Santander Brasil e o Bradesco, disseram recentemente à Reuters fontes com conhecimento do assunto. O Bradesco tem cerca de 20% do mercado de cartões no País.

"A aquisição pelo Santander Brasil ou Bradesco teria abalado a liderança do Itaú neste segmento - foi um movimento para proteger seu território", disse Gustavo Schroden.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>