Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

30/04/2013 08:33 - Pesquisa alerta para os riscos nas operações feitas com cartões

Terminais de pontos de venda precisam manter os níveis de segurança elevados

Mais de 70% dos brasileiros usam cartão de crédito ou débito todos os anos no Brasil. O meio de pagamento que conquistou varejistas e consumidores pela praticidade, porém, exige atenção especial no quesito segurança. É o que aponta o relatório Reputação de Varejistas: Um negócio arriscado, produzido pela empresa de proteção da informação McAfee.

Mesmo que os varejistas façam o possível para não armazenar os dados de titularidade de cartão de crédito de seus clientes, há uma quantidade considerável de informações confidenciais sendo mantidas em suas redes corporativas. O risco reside exatamente no fato de que os sistemas de pontos de venda (POS) de algumas empresas não costumam ser atualizados com frequência, o que abre brechas para os cibercriminosos, aponta o estudo.

Quando uma vulnerabilidade é localizada, as empresas são facilmente identificadas e se tornam alvo de ataques. E com isso, os clientes que utilizam o cartão para pagar contas no supermercado ou na farmácia, por exemplo, podem estar em risco. “Muitos varejistas enxergam os terminais de pagamento como um dispositivo fechado e seguro. O fato de não terem acesso direto à internet ajuda para que as empresas acreditem que estão protegidas contra ataques externos, o que nem sempre é verdade”, alerta o engenheiro de Sistemas na McAfee do Brasil, Bruno Zani. Segundo ele, existem códigos maliciosos que são carregados no momento da inicialização do sistema. Com isso, conseguem gravar o número de cartão dos clientes e, a qualquer invasão que o sistema sofra, dados confidenciais podem acabar caindo em mãos erradas.

Os golpes são difíceis de ser percebidos. Isso porque os cibercriminosos que roubam os dados dos cartões costumam retirar pequenas quantias de cada conta – algo em torno de R$ 10,00. Na soma de milhões de contas atacadas, o prejuízo acaba sendo de milhões.

De acordo com o levantamento da McAfee, as ameaças de segurança exigem desse mercado mais do que a simples conformidade com a norma internacional PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard) para proteger outras informações dos consumidores e clientes.

O caminho, explica Zani, é investir na implantação de soluções de controle de integridade de ponto de vendas e segurança baseada em hardware. É um trabalho de prevenção diferente do que acontece normalmente, já que essas máquinas de ponto de vendas não rodam o sistema operacional tradicional, usado pelos usuários em suas residências e escritórios. “A solução de segurança é embutida e deve ser pensada junto com o hardware”, diz, destacando que a McAfee desenvolve as soluções em conjunto com os fornecedores do sistema operacional.



Veículo: Jornal do Comércio - RS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>