Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

17/04/2013 09:12 - Comércio eletrônico é tábua de salvação

Um mundo com cada vez menos cartas, em que avança o uso da internet, tornou-se um desafio para as empresas de serviços postais de todo o planeta. Um seminário realizado em Brasília, ontem e hoje, discute como essas companhias podem diversificar seus negócios e sobreviver em um mercado no qual está em desuso o principal produto com que elas estavam acostumadas a trabalhar. O comércio eletrônico foi apontado, de forma praticamente unânime, como tábua de salvação ao futuro das empresas.

A vice-presidente de negócios globais do United States Postal Service (USPS), o correio americano, Giselle Valera, foi uma das mais enfáticas ao indicar que essa é a prioridade. "O nosso maior foco hoje, sem dúvida, é o comércio eletrônico. Suas vendas aumentam 10% ao ano, nos Estados Unidos, enquanto o varejo tradicional cresce 3%", disse Valera.

Municiada de estimativas que mostram o potencial desse mercado, a executiva apresentou uma projeção de que o comércio eletrônico, no Brasil, passará de US$ 12,2 bilhões em 2010 para US$ 31,8 bilhões em 2016. Na América Latina, como um todo, a expansão será de US$ 22,2 bilhões para US$ 62,4 bilhões no mesmo período. No mercado americano, segundo ela, cada consumidor gasta US$ 593, em média, por ano. Eletrônicos, roupas e produtos de beleza e higiene estão entre os mais vendidos.

O diretor comercial do correio chileno, Salestio Prieto, também colocou esse nicho como oportunidade. A empresa Correos Chile, que é controlada pelo Estado, fatura cerca de US$ 140 milhões e conseguiu inverter a trajetória de queda das receitas. Em 2012, segundo ele, teve expansão de 9% das receitas. No primeiro trimestre de 2013, elas cresceram 17%.

Prieto disse que a companhia tem dado ênfase no mercado de entregas expressas e ressaltou a importância de um sistema de rastreabilidade dos produtos, online e em tempo real, implantado recentemente. Isso, segundo ele, aumentou a confiança dos clientes no serviço postal.

Outra inovação da empresa chilena foi a instalação de quiosques, nas ruas de cidades como Santiago, em que os consumidores podem comprar e retirar produtos do comércio eletrônico.

De acordo com Prieto, a meta da Correos Chile é aproveitar o grau de abertura comercial do país - que tem 22 acordos de livre comércio - para se transformar em "hub" na distribuição de mercadorias para a América do Sul.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>