Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

22/12/2008 08:53 - Plataforma integra gestão

Em tempos de crise e cenário econômico adverso, dispor de ferramentas eficientes de apoio à gestão pode ser o maior diferencial competitivo de uma empresa, principalmente com uma plataforma completa para apoio à gestão estratégica dos negócios, envolvendo soluções de Business Intelligence (BI) e Balanced Scorecard (BSC) integradas.

 

A Benner Sistemas, empresa nacional que atua há 11 anos no mercado como provedora de soluções de gestão de negócios para médias e grandes organizações, oferece soluções de TI que cobrem as necessidades de todos os níveis organizacionais: operacional (ERP), tático e gerencial (BI) e estratégico (BSC), em cima de uma plataforma única, a DSS Benner.

 

"Trata-se de um pacote completo que faz com que todas as informações sobre o desempenho e os indicadores de gestão sejam atualizadas automaticamente, oferecendo recursos para notificação e alertas pró-ativos, sistema de suporte as decisões e funções analíticas avançadas, chegando ao nível mais detalhado possível, avaliando as relações de causa e efeito", diz Anderson Luís Barbosa, gestor da área de Inteligência de Negócios (BI) da Benner.

 

Segundo o gestor, "enquanto o BSC é usado para gerir o Planejamento Estratégico da empresa, monitorando as ações, o BI facilita a análise de causas e efeitos que influem nos indicadores. Por exemplo, com o BI, é possível isolar a rentabilidade identificando qual produto, cliente e região estão impactando positiva ou negativamente em um determinado indicador".

 

Com a solução oferecida pela Benner, os dirigentes podem consolidar os objetivos corporativos e o alinhamento estratégico, monitorar e avaliar em tempo real o desempenho e resultados das iniciativas e ações estratégicas, o que garante mais segurança na condução dos negócios.

 

"O modelo permite que a empresa determine o que, como, quem, quando e qual o resultado esperado e realizado de tudo que está sendo feito para atingir os objetivos estratégicos do negócio. A partir do BSC é possível ativar recursos analíticos que permitem às empresas gerenciar mudanças com mais facilidade", explica Barbosa. A solução garante observar a "saúde" da empresa sob uma ótica mais ampla e balanceada considerando múltiplas perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos e a da inovação, ou aquelas desejadas pela organização.

 

"Não é possível pilotar um jato observando apenas o medidor do combustível. Da mesma forma, a empresa e seus gestores precisam estar atentos aos diversos aspectos que impactam e influenciam no seu desempenho e se ela vai chegar a algum lugar. Além disso, o grande desafio das empresas que fazem uso do Planejamento Estratégico não está relacionado com a definição do mesmo, mas sim com a execução e o controle, principalmente, em relação ao monitoramento do desempenho das ações e das pessoas envolvidas", destaca Barbosa.

 

Integração. A plataforma DSS Benner se integra aos sistemas legados e o seu tempo de implantação depende da complexidade da empresa, levando de 90 dias a seis meses. "Antes mesmo da crise, a nossa proposta sempre foi integrar as nossas soluções a outras do mercado, de forma a otimizar o investimento do cliente, que pode adquirir um módulo ou vez. E, agora, o uso de ferramentas de gestão é ainda mais importante, ajudando a reduzir custos e tempos de processo, permitindo que a empresa se antecipe e tome decisões para evitar problemas".

 

Segundo Barbosa, o uso de soluções de BI e BSC permitem à empresa identificar gargalos na produção e, principalmente, identificar onde a organização está deixando de ganhar dinheiro. "Com a análise das informações é possível enxergar oportunidades, sendo mais eficiente, mais assertivo e apresentar as propostas certas para o cliente certo".

 

A solução da Benner, em síntese, permite à empresa estruturar todo o planejamento estratégico, baseado ou não na metodologia do Balanced Scorecard (BSC) e monitorar sua execução, por meio de painéis de indicadores e cockpits gerenciais personalizados, que apresentam interativamente o desempenho dos projetos, equipes e colaboradores dos mais diversos níveis, a partir de uma ferramenta que combina recursos analíticos com funcionalidades nativas de automação do fluxo de trabalho (workflow) e inteligência analítica de negócios (BI). Isso garante o efetivo controle, gestão sobre a execução dos planos estratégicos e alcance dos resultados.

 

Investimentos. Em 2007, a Benner encerrou o ano com faturamento de aproximadamente R$ 49 milhões, e a expectativa é que para esse ano, a empresa tenha um crescimento de 40%, chegando aos R$ 68,6 milhões. "O ano fiscal ainda não foi fechado, mas a previsão é de superar esta meta", diz Barbosa.

 

Para 2009, a tendência é manter os investimentos e, segundo o gestor, esta decisão não é imediata. Ele destaca que "é óbvio que as empresas estarão mais exigentes, e nosso desafio é apresentar claramente o ROI. O BSC já está consolidado no segmento enterprise e agora estamos focando no mercado SMB e já temos clientes com faturamento mensal que vai de R$ 2 milhões até R$ 300 milhões. E o mesmo produto atende a todas estas empresas".

 

A Benner Sistemas está estruturada em oito unidades de negócios, atuando nas seguintes áreas: serviços em saúde, saúde autogestão, saúde medicina de grupo, transportes e logística, governança corporativa, complaince, turismo e comércio, serviços e indústria, e inteligência de negócios e atualmente cerca de 575 colaboradores atuam na empresa.

 

São mais de 3 mil sistemas implantados em 650 organizações em todo o território nacional. Entre seus clientes estão Samcil, Marítima, Porto Seguro Saúde, Grupo Santander-Banespa, Bayer, Pão de Açúcar, BBTUR Viagens e Turismo, FIESC, Fiat do Brasil, Grupo Iguatemi e Construtora Gomes Lourenço.

 

Chuvas. Com sede em Blumenau (SC) e unidades em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Maringá (PR) e Chapecó (SC), a empresa não escapou ilesa das chuvas que castigam o sul do País. Barbosa conta que os clientes não sentiram qualquer mudança, já que o atendimento e suporte foram imediatamente transferidos para as unidades no Paraná e Minas Gerais.

 

"Os serviços não foram afetados e todos os colaboradores, de todas as unidades, se uniram para ajudar. As duas primeiras semanas foram mais tumultuadas. De 150 pessoas, somente duas conseguiam chegar na sede. Todos foram atingidos, mesmo quem não teve sua casa destruída, teve algum parente ou amigo que estava em situação de perigo. Todas as nossas festas de final de ano foram canceladas e o dinheiro doado para os funcionários. E os presentes de Natal viraram garrafas de água mineral". Para Barbosa, a empresa sairá até mais fortalecida após a tragédia.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>