Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

18/03/2013 12:49 - Novo sistema on-line monitora e faz reajuste automático de preços

A entrega de produtos não é o único gargalo das companhias de comércio eletrônico. A capacidade de redefinir preços para atrair clientes quando um concorrente está sem estoque ou encerrou uma promoção também exerce um papel decisivo nos resultados dessas empresas. Para atender a essa demanda, Walter Sabini Júnior e Ricardo Ramos acabam de lançar a Precifica. Ambos são fundadores da Virid Interatividade Digital, empresa de marketing por e-mail vendida em 2011 para a Experian.

O carro-chefe da Precifica é um software que permite a uma loja virtual monitorar em um site, 24 horas por dia, os preços praticados por seus concorrentes e fazer o reajuste automático dos itens que mantém em estoque.

O software pesquisa preços divulgados nas próprias lojas virtuais, em sites comparadores de preços, e-mails de promoções, pacotes de compras coletivas e anúncios feitos no site de buscas do Google. Pelo site da Precifica, a loja virtual consegue comparar os preços que oferece em relação aos praticados pelos concorrentes e pode, a partir daí, definir novas estratégias de vendas, que são colocadas em prática de forma automática.

Ramos, sócio-diretor da Precifica, disse que o site de comércio eletrônico pode estabelecer parâmetros para essas mudanças. Uma das possibilidades é estipular que os preços de sua linha de smartphones fiquem sempre 5% abaixo do praticado pelos concorrentes até atingir uma cotação mínima que seja considerada lucrativa.

A companhia também pode oferecer frete grátis como um diferencial em relação às demais lojas, elevar preços quando um item que possui estiver em falta nas lojas virtuais concorrentes, entre outras estratégias. Além disso, o programa envia alertas quando os preços dos competidores estão abaixo do valor que a companhia pratica. "O software também ajuda a avaliar os valores pagos aos fornecedores. Se os concorrentes oferecem um preço muito mais baixo, é hora de questionar o fornecedor", disse.

Para que a atualização automática dos preços tenha uma resposta rápida na internet, o programa é conectado às agências de publicidade que fazem os anúncios on-line, para que possam alterar os anúncios que estão na web.

O programa também é conectado ao sistema de anúncios do site de buscas do Google. "Isso evita que o lojista perca dinheiro com algumas campanhas", disse Walter Sabini Júnior, sócio-diretor da Precifica. Para atrair consumidores, as lojas virtuais anunciam no Google e pagam por cada internauta que chega ao seu site após clicar nesse anúncio. Se o estoque da empresa acaba, ela continua pagando pelos internautas visitantes, que não vão comprar o item. O uso do software, segundo Ramos, permite ao lojista virtual suspender temporariamente o anúncio no site quando falta estoque do produto.

No exterior, ferramentas desse tipo são oferecidas por companhias como a canadense 360pi, a inglesa Profitero.com e a americana Upstream Commerce. A Precifica foi fundada com investimento de R$ 5 milhões feito pelos sócios. A companhia também oferece o mesmo serviço para fabricantes de eletroeletrônicos. A meta dos sócios é atrair cem clientes de grande porte em um ano.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>