Tecnologia
14/03/2013 12:37 - PayPal lança pagamento via boleto digital
O PayPal, companhia de pagamento on-line da gigante de comércio eletrônico eBay, lançou ontem no Brasil o boleto digital, sistema de pagamento eletrônico que permitirá a realização de compras com débito direto em conta corrente. Por enquanto, o serviço está disponível para clientes dos bancos Itaú, Citibank, HSBC e Santander. Com o novo serviço, a companhia amplia os meios de pagamento, até então concentrados no uso de cartões de crédito.
No país, existe uma concorrência entre empresas que oferecem meios para pagamentos de compras eletrônicas, como Mercado Pago (do Mercado Livre), MoIP, Pagamento Digital e PagSeguro (do UOL)
Para ter acesso ao novo serviço do PayPal, o correntista do banco faz seu cadastro e adiciona os dados de sua conta bancária. Depois disso, faz uma autenticação dos dados da conta, que varia conforme a instituição financeira. No caso do Itaú, o cliente faz a autenticação em um dos canais do banco, como site, caixa eletrônico ou telefone. Para clientes do HSBC, Citibank e Santander, o PayPal realiza dois depósitos de valores aleatórios na conta corrente. O usuário, após checar seu extrato bancário, confirma os depósitos no site do PayPal para ter seus dados aprovados. Depois, os valores são estornados da conta.
Nas compras seguintes realizadas na internet, o usuário poderá escolher o boleto digital como uma das opções de pagamento. De acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), 20% das compras on-line são pagas com boleto que o internauta imprime e paga no banco. Em média, o consumidor espera de 24 a 72 horas para ter sua compra aprovada. O boleto digital do PayPal permite a aprovação imediata da compra. Um estudo qualitativo realizado pelo PayPal em parceria com o Instituto Data Popular também indica que 40% dos boletos emitidos por sites de comércio eletrônico não chegam a ser pagos devido à desistência da compra.
Com o novo sistema, a expectativa é permitir às empresas de comércio eletrônico aumentar a concretização de vendas.
A companhia informou que planeja atrair mais internautas com o sistema. O PayPal iniciou operação no Brasil em 2011. No ano passado, aumentou em 100% o número de usuários, para 5 milhões. A meta para este ano é crescer entre 60% e 70% em número de internautas cadastrados com a introdução de novos serviços. Para 2013, a companhia prevê trazer ao país o serviço de pagamento por celular, lançado nos Estados Unidos em 2012 e que respondeu por US$ 10 bilhões dos US$ 14 bilhões de faturamento global da companhia no ano passado.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop