Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

08/03/2013 09:10 - GS1 Brasil apoia projeto de RFID em polo atacadista de confecção

Parceria entre entidade, empresas de tecnologia e shopping de moda cria a Loja do Futuro para auxiliar lojistas a aproveitar a tecnologia mais avançada em automação comercial 


Disseminar a identificação por radiofrequência (RFID) como padrão tecnológico em soluções de automação comercial para o setor têxtil é o principal foco da Loja do Futuro, um projeto que se concretizou pela iniciativa de empresas privadas com o apoio da GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação. Os principais empreendedores do espaço são Grupo CCRR e iTag Tecnologia.


Inaugurada em 06 de fevereiro, em São Paulo (SP), no interior do shopping Mega Polo Moda, a Loja do Futuro contou com o apoio da GS1 Brasil por ser a entidade responsável pela padronização de processos de logística e rastreabilidade na cadeia de valor. "O papel da GS1 é ajudar na democratização da tecnologia. Quando varejistas visitarem a Loja do Futuro, verão como é fácil e benéfico levarem a tecnologia RFID para os seus negócios e também se conscientizarem da padronização, principalmente ao criar o código eletrônico de produtos para identificar as peças de vestuário", explica Wilson Cruz, assessor de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil.


A associação é a principal responsável no Brasil pelo padrão EPC Gen2, adotado e disseminado pelas empresas parceiras da Loja do Futuro. O principal objetivo do padrão é a redução de custos e a facilidade na implantação. De acordo com Cruz, "para lojistas que aproveitam os recursos da automação, seguir o padrão facilita a aquisição de produtos de mercado, desenvolvidos com tecnologia de ponta, sem ter de desenvolver software dentro de casa, o que é caro".


Localizada no centro comercial onde transita a maior parte da indústria da confecção do Brasil, o conceito da Loja do Futuro "agrega a tecnologia RFID aos produtos no mercado", explica Valdir Gaspar, presidente e CEO do Grupo CCRR. No espaço escolhido para demonstração da tecnologia, os lojistas - público-alvo dos empreendedores do projeto - têm a oportunidade de conhecer as funcionalidades do uso de RFID. "Percebemos que a falta de adoção da tecnologia não é necessariamente por conta do preço, e sim por falta de conhecimento", afirma Gaspar. "Apesar de ser uma solução com custo alto, o valor agregado compensa o investimento".


A exposição das soluções de automação baseadas em RFID demonstra que os benefícios desta tecnologia estão diretamente ligados à melhoria no gerenciamento da cadeia de suprimentos, o que proporciona agilidade nos processos, economia de tempo com um check-out muito mais rápido, gerenciamento e controle de mercadorias, além de maior precisão das informações. "A ideia é fazer a difusão da tecnologia RFID, democratizar o uso. É fazer com que o lojista saia daqui com a loja pronta. Por isso, convidamos parceiros que também agregam neste sentido", afirma Marco Antonio Carbonari, diretor da divisão de RFID da CCRR.


A expectativa de crescimento do uso de RFID no mercado é grande. De acordo com Valdir Gaspar, todo o varejo vai caminhar em uma velocidade rápida, e em um espaço curto de tempo. "Neste contexto, a GS1 Brasil é uma das importantes parceiras deste projeto porque está envolvida diretamente com o negócio", complementa Marco Antonio Carbonari.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>