Tecnologia
25/02/2013 12:42 - Cresce número de lojas virtuais
O Super Nosso será a única empresa do segmento a oferecer o serviço em Belo Horizonte
As vendas virtuais não param de crescer no país. De acordo com estimativa da Universidade Buscapé Company, pertencente ao grupo Buscapé, o mercado de e-commerce superou os R$ 22 bilhões em 2012, um crescimento de 20% em relação a 2011. Cerca de 40 milhões de brasileiros - o que corresponde a metade dos usuários de internet do país - realizaram ao menos uma compra on-line.
De olho na expansão do e-commerce, que superou em muito o crescimento da economia como um todo, empresas de segmentos que, em geral, não costumavam oferecer o serviço, investiram em projetos para tentar arrematar parte dos dividendos desse mercado.
Um exemplo é a Loja Elétrica - especializada em materiais elétricos -, que já conta com um projeto piloto de vendas pela internet no endereço www.lojaeletrica.com.br. Até agora o site possui mais de 1.300 produtos cadastrados como fios, cabos, disjuntores, lâmpadas, luminárias, ferramentas, reatores, eletroeletrônicos, protetores de surto, entre outros.
Segundo o comprador da Loja Elétrica, Evilázio Fernandes de Souza, o projeto foi criado com o objetivo de conquistar novos mercados, "o comércio eletrônico está crescendo muito e essa é uma oportunidade de levar a loja a lugares onde ela não está presente fisicamente, oferecendo a mesma qualidade", afirma.
Outra empresa que resolveu investir no setor é a rede de supermercados Super Nosso. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a rede lançará, ainda este semestre, um sistema de compras pela internet. Os pedidos poderão ser feitos pelo site da empresa (24 horas) ou por telefone (de 8 horas às 20 horas). A entrega será realizada no período que o cliente escolher (manhã, tarde ou noite), em um prazo máximo de 24 horas após a compra.
Para viabilizar as vendas pela internet, o Super Nosso - que será a única empresa do segmento a oferecer o serviço em Belo Horizonte - terá uma equipe própria e um centro de distribuição de 2,5 mil metros quadrados dedicados exclusivamente ao projeto.
"Trata-se de uma operação que exige excelência, tanto no que diz respeito à qualidade dos produtos, quanto no atendimento, para que possamos levar conforto e qualidade à casa do cliente. Por isso, contaremos com funcionários especializados e treinados em toda a cadeia produtiva, desde a captação do pedido até a entrega na residência do cliente", afirma o diretor de Supply Chain do Super Nosso, Edmilson Anacleto.
Ao alcance de todos - De acordo com o diretor de proatividade da agência Tom+Sapien e especialista em ações on-line, Santana Dardot, vendas pela internet também estão ao alcance de empresas menores. "Existem boas plataformas de e-commerce, com baixo custo de manutenção, que agora estão disponíveis até mesmo de pessoas físicas ou micro-empresários. Uma tendência do e-commerce em 2013 que merece destaque é a integração ainda maior com as redes sociais. ‘Listas de desejos’, por exemplo, poderão ser montadas diretamente a partir de redes sociais como Facebook e ficarão disponíveis nas lojas virtuais", afirma.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop