Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

28/01/2013 09:13 - Empresas falham na proteção de dados, admitem executivos

Em pesquisa em 29 países, líderes afirmam que informações não são guardadas corretamente


Em maio, foi o Twitter. No mês seguinte, foram Last.fm e LinkedIn. Em julho, quem caiu na armadilha foi o Form-spring. Os vazamentos de dados de usuários em 2012, incluindo suas senhas, servem para ilustrar como as empresas ainda não estão totalmente preparadas para proteger informações pessoais.

Essa é a conclusão de uma pesquisa do Instituto Ponemon, especializado no assunto, em parceria com a consultoria Edelman, a que a Folha teve acesso exclusivo.

Além de não ser considerada prioridade, a proteção de dados não é feita de modo correto pela maior parte das companhias -e os executivos admitem. No Brasil, só 24% dos entrevistados acreditam que suas empresas estejam preparadas para detectar e combater rapidamente vazamentos.

Foram entrevistados 6.400 executivos de 29 países. No Brasil, cem funcionários de alto escalão de 120 empresas.

Ainda sem legislação consolidada sobre o assunto, o Brasil tem a chance de aprender com os erros dos outros, diz o advogado Bruno Magrani, da FGV (Fundação Getulio Vargas), que trabalhou na elaboração do anteprojeto da Lei de Proteção a Dados Pessoais.

No primeiro semestre de 2011, o Ministério da Justiça abriu consulta pública sobre a questão. Agora, a redação final da lei está sendo feita internamente -espera-se que fique pronta neste ano.

"Hoje, consumidores têm direito a acessar e a corrigir todas as informações em poder de empresas", explica Magrani. "Com a nova legislação, a ideia é tentar garantir mais direitos aos usuários."

Segundo o advogado, há um embate entre EUA e Europa sobre as leis de proteção de dados. No primeiro caso, elas privilegiam a indústria; no segundo, os usuários.

Para Pete Pedersen, ex-executivo da Microsoft e presidente de uma divisão de tecnologia da Edelman, a falta de regulamentação faz com que as empresas sejam mais displicentes em relação aos dados de clientes e funcionários.

"Há um motivo para que haja poucas leis", diz. "Os governos são obrigados a balancear duas coisas importantes: competição no mercado e bem-estar do consumidor."

Quatro principais fatores têm influência no risco de uma empresa ter dados vazados, de acordo com os pesquisadores: a quantidade de países em que atua, o ramo de negócio, o treinamento de seus funcionários e a seriedade com que leva o assunto.

"O consumidor médio tem consciência sobre como as empresas deveriam usar seus dados", diz Pedersen. Por isso, afirma, a falta de transparência em relação aos dados tem impacto negativo na credibilidade de uma empresa.


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>