Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

20/08/2008 15:03 - Uso compartilhado de máquina de cartões diminui custos do lojista

O compartilhamento das máquinas de cartões de crédito e débito e a unificação desses sistemas, junto com a fixação de um teto para o valor a ser repassado às administradoras, poderia gerar uma economia de até 65% para os comerciantes. As estimativas são de um estudo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) e incluem gastos com aluguel das máquinas e taxa de administração de 6%.


O levantamento se baseia nos Projetos de Lei (PL) 677/20, que prevê o compartilhamento das máquinas e a unificação dos sistemas, e o 3499/08, que estipula um limite máximo de 2% sobre as vendas no repasse para as administradoras de cartões. O primeiro é do senador Adelmir Santana (DEM-DF) e o segundo, do deputado estadual Talmir Rodrigues (PV-SP).


Segundo o diretor da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, a unificação dos sistemas de cobrança é defendida pela ACSP e tem sido tema de discussões – inclusive com administradoras – pois é ineficiente ter duplicidade de sistemas quando um único poderia atender a demanda. "O lojista acaba tendo dois custos para as diferentes bandeiras de cartões, quando poderia ter apenas um."


Solimeo acredita que esse compartilhamento seja viável e destaca que ele já ocorre, por exemplo, em caixas de supermercados, que utilizam um único terminal, independentemente da bandeira do cartão e da opção por débito ou crédito. Alguns bares e restaurantes também já dispõem de terminais conjuntos.


De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Anastácio Ramos, cerca de 45% do volume de compras efetuadas com cartões já passa por terminais compartilhados. "Nesse caso, as transações são feitas diretamente nos caixas dos estabelecimentos. Outros 5% são compartilhados de maneiras distintas, como a internet, por exemplo." Ele salienta ainda que existe, entre suas associadas, disposição de caminhar na direção do compartilhamento.


Quanto à imposição de um teto para a cobrança de comissão por operação, o vice-presidente da Abecs afirma que, a exemplo de outros segmentos da economia, o de cartões também opera com as regras da livre iniciativa. Cada credenciadora define a política de preços conforme o produto, tíquete médio, forma de captura, segmento, localização e até risco do estabelecimento.


"Ao impor um limite a esse valor, quebra-se a livre concorrência, criando-se uma situação artificial que pode prejudicar a dinâmica do mercado causando desequilíbrio e prejuízo para toda cadeia, principalmente para o consumidor", afirma Ramos. Igual opinião é compartilhada por Solimeo, da ACSP. "O que precisamos é estimular a livre concorrência. Impor um limite de cobrança seria intervencionismo não saudável", afirma.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>