Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

16/01/2013 11:58 - Novos desafios para o varejo virtual

A Amazon, referência mundial em varejo virtual, alcançou em 2011 receita de US$ 48 bilhões, o que representa quase cinco vezes o que todo o e-commerce brasileiro movimentou no mesmo período. Para ampliar a área de atuação, a gigante aposta na expansão em mercados emergentes e, no caso do Brasil, já possui um domínio para vendas on-line. Diante desse cenário, certos recursos utilizados pela Amazon podem servir de exemplo na competição do varejo virtual brasileiro.

Uma das iniciativas de inovação da Amazon é o sistema de recomendações personalizadas: sob o lema "uma loja por cliente", a empresa exibe produtos na vitrine baseados no histórico de navegação e compras do usuário. A tecnologia começou a ser usada em 2002, depois de um estudo aprofundado do comportamento geral de quem navega pela webstore.

Para que a recomendação da Amazon influencie na decisão de compra do usuário, é utilizado um sistema de inteligência artificial, que captura as informações, identifica estatisticamente padrões de comportamento e disponibiliza produtos considerados relevantes para cada pessoa. Além de personalizar as recomendações no próprio site, a loja também envia e-mails para cada cliente com as ofertas personalizadas.

Segundo o CEO da Chaordic, empresa especializada nesse tipo de tecnologia, João Bernartt, o sistema de recomendações é uma parte importante da estratégia do presidente e fundador da Amazon, Jeff Bezos, já que integra todas as etapas do processo de compra do site. "O mecanismo utiliza vários fatores como a quantidade de usuários e visitas, pageviews, e compras para tornar a experiência de comércio on-line única. A intenção do sistema é propiciar uma experiência focada no consumidor, em que ele tenha acesso constante a produtos recomendados de acordo com o seu momento de compra."

Recentemente, a Amazon lançou seu site oficial em português, disponibilizando aos usuários da internet mais de 1,4 milhão de obras digitais, além do leitor de livros eletrônicos Kindle. Visualizando a chegada da gigante do e-commerce, varejistas on-line, como Saraiva e Nova Pontocom (detentora das lojas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra), resolveram adotar sistemas de recomendação personalizada. Ambas oferecem hoje vitrines específicas com ofertas personalizadas aos seus usuários, baseado no histórico de navegação e de compra.

Entre as soluções de recomendações personalizadas disponíveis no Brasil, a mais adotada é a da Chaordic. A empresa, que é especializada no tema, oferece desde 2009 um sistema de inteligência artificial para as principais lojas virtuais do país, inclusive a Saraiva e a Nova Pontocom. A solução foi desenvolvida para melhorar a experiência de compra das pessoas, o que, conseqüentemente, resulta em aumento de vendas. No total, já gerou 1 bilhão em vendas aos atuais clientes.

A disputa de mercado entre a gigante americana e os competidores nacionais pode proporcionar um efeito saudável para o mercado.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>