Tecnologia
15/01/2013 12:16 - Empresa inova com versão sustentável de leitor eletrônico
Nonus lançou modelo que gera uma economia de energia de 80% e espera faturar R$ 30 milhões em 2013
Uma versão sustentável do leitor de cheques e código de barras é a principal aposta da empresa Nonus para 2013. Ao contrário do modelo anterior, o Handbank ECO não precisa ser ligado na tomada e funciona apenas com a conexão USB do computador, o que gera uma economia de energia de 80% em relação ao gasto do equipamento da geração passada. A empresa, que faturou R$ 25 milhões em 2012, espera crescer 20% e bater os R$ 30 milhões este ano.
A meta é colocar no mercado entre 30 mil e 40 mil unidades do novo modelo. E as 6 mil primeiras peças fazem parte do contrato fechado com o Banco do Brasil, no valor de R$ 3 milhões, conquistado por meio de licitação. O Handbank ECO faz parte da terceira geração de leitores da empresa e vai “aposentar” a segunda geração, já que o novo modelo não custa mais caro: R$ 550.
A ideia da versão ecológica surgiu após a implantação da ISO 14001, a norma geral de práticas sustentáveis. Os sócios Marcos Canola e José Domingos Voidella passaram, então, a pensar em como melhorar os equipamentos. “Meu sócio teve a ideia de arrancar a fonte do produto, que é um ponto de tomada e de problema a mais”, relata o diretor comercial, Marcos Canola.
O desenvolvimento do novo modelo demorou cerca de um ano. “Cogitamos usar bateria, mas o que faríamos com a peça depois? O descarte seria mais uma preocupação. No fim, chegamos a um conjunto de componentes que se tornou eficiente”, afirma Canola.
Para a pequena empresa permanecer no mercado e continuar crescendo, a Nonus investe entre R$ 700 mil a R$ 1 milhão anualmente em pesquisa e desenvolvimento, que envolve desde pesquisas internas e até acordos com institutos. “O grande desafio do pequeno empresário é empreender. Só que empreender requer riscos. E você colocar essas duas coisas na mesma balança é complicado, porque dependendo do risco que você assumir, você pode até acabar com o seu negócio”, pondera Canola.
Na avaliação da pesquisadora do Programa Inovação na Cadeia de Valor, do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas, Ana Coelho, é por meio da inovação que será possível endereçar soluções criativas para os desafios da sustentabilidade. “É importante incorporar cada vez mais a sustentabilidade como estratégia de mercado e fator de competitividade. Apenas atitudes isoladas de reciclagem ou ecoeficiência não são suficientes. O caminho para atingir os novos modelos de atuação empresarial, independentemente do porte da empresa, é por meio da inovação”, destaca Ana.
Além disso, Ana pontua que as grandes empresas estão cada vez mais exigentes em relação ao tema. E as pequenas empresas fornecedoras que desenvolvem práticas, produtos e serviços com atributos de sustentabilidade se tornam mais competitivas.
Clientela variada. A Nonus já comercializava o equipamento para as instituições financeiras quando visualizou a tendência da diminuição da ida às agências e realização das transações bancárias em casa. Foi assim que surgiu o Homebank, um leitor de código de barras que facilita o pagamento de contas pela internet, com preço médio de R$ 100.
“O foco do Homebank era o usuário final, mas o produto gerou interesse de pequenas e médias empresas. A partir de 2003, começamos a atender todos os mercados, desde o usuário final até um banco”, diz Canola.
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop