Tecnologia
09/01/2013 11:37 - 'Internet das coisas' mostra a face em feira
Aparelhos domésticos mostrados na CES estão cada vez mais 'inteligentes'
A maior feira de eletrônicos do mundo abriu as portas ao público ontem, em Las Vegas. A contar dos anúncios já feitos à imprensa nestes últimos dias, o evento assume dois conceitos como tendência: internet que pode ser acessada em vários objetos - a internet das coisas, ou "internet de tudo" - e realidade aumentada.
Na abertura da edição passada, Steve Ballmer anunciou o fim da participação da Microsoft no evento. Neste ano, foi a vez da Qualcomm e do seu presidente mundial, Paul Jacobs, cortarem a fita de abertura do evento. Mas adivinha quem, aos pulos, entrou no palco no meio da fala de Jacobs sobre como o mundo todo, assim como as grandes empresas de tecnologia, estão direcionando seus esforços para os serviços móveis? Steve Ballmer.
O chefe da Microsoft foi muito aplaudido e em apenas 10 minutos mostrou dois híbridos - tablets que se encaixam a teclados (aparelhos que a dupla face do Windows 8 tornou possível) e dois smartphones, um Nokia Lumia e um HTC.
Internet em tudo. A Lenovo levou à feira todo o seu arsenal de tablets, smartphones e notebooks, mas reservou especial destaque para o seu híbrido de desktop e tablet chamado Horizon. Trata-se de uma tela de 27 polegadas que, se posicionada na vertical, é um desktop touch, e, se posta na horizontal, com a tela voltada para cima, como uma mesa, é um grande tablet. O aparelho roda Windows 8, chega no meio do ano nos Estados Unidos e o preço não deve estar abaixo de US$ 15 mil, segundo um dos executivos.
A Samsung exibiu novos produtos pertencentes a quase todas as categorias domésticas de eletrônicos. Com as palavras-chave "casa" e "família", a empresa mostrou fogão, geladeira, micro-ondas e máquina de lavar, todas "inteligentes" e capazes de se comunicar com qualquer aparelho móvel.
"A casa cresceu e a Samsung agora espera oferecer flexibilidade", discursou o presidente da Samsung americana, Tim Baxter. Mas os grandes anúncios estavam por vir. A empresa mostrou sua nova TV Led F8000 de 60 polegadas com design de espessura muito fina e alta resolução. Acima dessa, a Ultra HD TV de 85 polegadas da série S9, que, quando usadas com a nova plataforma da Samsung para Smart TVs, se tornam tablets gigantes.
O novo Smart Hub foi reformado e agora conta com cinco telas de interação: uma de recomendação (usando a voz, o usuário solicita programas para assistir e o televisor exibe na tela), outra de aplicativos de séries e filmes como Netflix e Hulu. A terceira com conteúdo multimídia (foto, vídeo e música). A quarta com redes sociais (Twitter, Facebook, etc) e a última que lembra a tela de aplicativos de smartphones e tablets, todos reunidos, à disposição do controle remoto.
Um aparelhinho, apelidado pela Samsung de Smart Evolution Kit, leva toda essa nova interface para qualquer Smart TV da Samsung, apenas plugando-o na parte traseira do televisor.
A Samsung mostrou ainda câmeras que captam sinal Wi-Fi e que, quando conectadas, permitem compartilhar seu conteúdo pelas redes sociais. Na mesma categoria, a empresa apresentou uma lente 3D para câmeras, que foi recebida com empolgação, por se tratar da primeira lente removível do tipo no mercado.
Por fim, a Samsung comemorou o sucesso do Galaxy S3, com 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, e anunciou a chegada do Android Jelly Bean ao Galaxy Note 10.1.
Alta resolução. Anteontem, grandes marcas apresentaram novos televisores Ultra HDs (resolução de 4K), que têm a responsabilidade de fazer muito mais do que as atuais. Com a da Panasonic, o usuário pode personalizar a tela inicial - com um smartphone é possível enviar conteúdo para a TV e, como está se tornando padrão, ela obedece comandos de voz a partir do controle remoto.
A Sharp atualizou sua linha com os UHDTVs (sigla para a nova geração de TVs) com modelos a partir de 60 polegadas. A LG exibiu sua Oled de 55 polegadas, a primeira grande televisão Oled do planeta. Ela chega ao mercado em março por US$ 12 mil. A Sony, apesar de não ter nada concreto para mostrar por enquanto, disse que reservou para o meio do ano um dispositivo que promete levar a ultra resolução a mais aparelhos.
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop