Tecnologia
10/12/2012 08:51 - Autoatendimento chega a caixa de supermercado
O serviço de autoatendimento em caixas de supermercado, comuns na Europa e nos Estados Unidos, começa a se tornar viável no Brasil.
Chamadas de "self checkout", as máquinas têm um sistema de pesagem para evitar tentativas de furto.
"Quem usa é geralmente o cliente que tem pressa e evita filas", diz João Galassi, presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Os supermercados do Estado, porém, ainda não têm o sistema, segundo a entidade.
"O custo é alto e requer investimento em treinamento. Cada terminal custa de R$ 30 mil a R$ 50 mil", diz.
O evento anual da Apas em 2013 terá demonstrações de fornecedores, segundo Galassi. "Só agora estão surgindo mais fornecedores", afirma.
A rede paranaense Muffato instalou no mês passado, após dois anos de estudos, segundo o sócio Everton Muffato.
Quatro caixas foram alocados em Londrina. "Vamos analisar a frequência de uso para definirmos a expansão."
A RMS, fornecedora de software e aplicativos para o comércio, está em negociação para colocar outros em Mato Grosso e no Pará.
Partes como o scanner e o terminal de pagamento têm produção nacional. O robô é importado, segundo Paulo Soares, presidente da RMS.
"São sete sistemas de segurança, como a balança, que impede que seja registrado um item mais barato do que o que será levado. Há filmagem e assistentes."
Funcionários são acionados quando ocorrem compras de produtos de alto valor ou uso errado do aparelho.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop