Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

04/12/2012 07:13 - Uso do e-commerce móvel no Natal exige atenção

Especialista sugere instalação de antivírus e firewall no celular e tablet



Depois do Black Friday e dos inúmeros casos de maquiagem de preços de produtos nas chamadas “promoções arrasadoras da web”, o Natal vem aí e os e-consumidores têm ainda mais preocupações para evitar dores de cabeça nesse final de ano. Lojas virtuais falsas  e vale-presentes com códigos maliciosos são apenas dois exemplos de golpes que se repetem ano a ano. E cada vez com mais sofisticação. Em 2012, o foco dos cibercriminosos também são as transações online móveis.

Com a explosão das vendas de tablets e smartphones, o próximo Natal deve ser aquele em que mais pessoas se aventurarão a comprar através desses dispositivos. E, segundo especialistas, nesse caso, valem os mesmos cuidados que já são tomados nas transações via desktops e notebooks.

Ou seja, é preciso prestar atenção aos sites acessados e ter, ao menos, um antivírus e firewall instalado no celular ou tablet. “O problema mais comum não é no momento que o consumidor estabelece a comunicação com uma loja virtual séria e, sim, quando esse usuário tem algum código malicioso no seu celular que esteja capturando o que ele digita”, explica o diretor de Suporte Técnico da McAfee para a América Latina, José Matias Neto.

Segundo ele, a tendência hoje é de as empresas de varejo online criarem aplicativos através dos quais os usuários podem fazer as compras sem precisarem digitar o endereço do site no browser. “É mais seguro e, ao mesmo tempo, a empresa consegue ter um maior controle de que o consumidor não será levado a navegar em sites com ofertas dos concorrentes com tanta facilidade”, acrescenta.

Uma pesquisa realizada pela McAfee nos Estados Unidos sobre as compras online para as festas de Natal mostrou que os norte-americanos têm usado cada vez mais dispositivos móveis para atividades diárias. Das pessoas entrevistas, 70% disse planejar fazer compras pela internet e, desse total, um em cada quatro afirmou que usará seu smartphone para essa finalidade.

Apesar de 87% dos consumidores contatados terem se mostrado preocupados com a possibilidade de roubo de informações pessoais durante o uso de um aplicativo em aparelhos móveis, nove em cada dez usuários estão dispostos a fornecer dados pessoais para receberem ofertas que lhes sejam vantajosas. Para Neto, as compras em dispositivos móveis são muito mais comuns nos Estados Unidos do que no Brasil. Porém, os golpes são cada vez mais parecidos. “Os usuários estão mais familiarizados com os seus smartphones e os sites estão trazendo eles para esse universo dos aplicativos de compras. Só é preciso ter cuidado com a proteção”, acrescenta.

 

 

Veículo: Jornal do Comércio - RS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>