Tecnologia
27/11/2012 09:33 - Comércio eletrônico: avaliação positiva
O comércio eletrônico brasileiro faturou mais do que o esperado com a terceira edição da "Black Friday" no Brasil, montante recorde para um único dia de vendas, ao oferecer descontos de até 80% em produtos de diversos segmentos, apesar de problemas como apagão em uma parcela dos sites participantes e maquiagens de preços.
Segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas online no dia 23 de novembro somaram R$ 217 milhões, mais que o dobro em relação aos R$ 100 milhões apurados um ano antes.
O portal Busca Descontos, que trouxe ao Brasil o evento herdado dos norte-americanos e reúne as ofertas em um único site (www.blackfriday.com.br), projetava R$ 135 milhões para as 24 horas de vendas.
No Brasil, a edição deste ano da Black Friday teve mais de 300 sites participantes – mais de seis vezes o número de 2011.
"A Black Friday Brasil superou nossas expectativas, tanto em vendas como na repercussão. As lojas que souberam aproveitar a data venderam muito", afirmou o presidente do Busca Descontos, Pedro Eugênio.
Ao todo, foram realizados 541.486 pedidos, com ticket médio de R$ 401, sendo que as categorias mais buscadas foram eletrônicos, informática, celulares, eletrodomésticos e games.
Mas a repercussão da data não teve saldo tão favorável quanto o previsto, resultando em um cenário de queixas por parte de consumidores. O Busca Descontos disse ter retirado do ar mais de 500 ofertas maquiadas. "Os varejistas que promoveram ofertas maquiadas foram repudiados pelas críticas dos consumidores", disse Eugênio. Segundo ainda esse site, na primeira hora de abertura foram registrados mais de 75 mil acessos simultâneos, sete vezes superior ao volume visto no ano passado.
Os sites das principais varejistas participantes do evento sofreram lentidão causada pelo congestionamento. Empresas como a B2W, dona dos sites Submarino, Americanas.com e Shop Time, admitiram que o "surpreendente aumento de visitas... causou dificuldades de compras para alguns clientes", apesar do preparo para o alto volume de acessos.
Nos Estados Unidos, a Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo e envolve também lojas físicas, onde os consumidores fazem fila à espera da abertura das portas.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop