Tecnologia
19/11/2012 09:06 - Mão de obra barata faz empresas de call center rumarem ao Nordeste
Gigantes do setor deixam São Paulo e expandem operações em cidades como Recife e João Pessoa
Cidades nordestinas ampliaram participação no total de empregos do setor de 9% para 11% nos últimos dois anos
Em busca de custos menores de mão de obra, baixa rotatividade e também incentivadas por isenções fiscais de municípios, as empresas de call center estão migrando dos grandes centros do Sudeste para o Nordeste.
A migração já provoca uma retração na participação dos Estados do Sudeste no total de empregados do setor. Caiu de 62% para 59,5% nos últimos dois anos, quando o movimento se intensificou.
A fatia do Nordeste passou de 9% para 11% no período. Centro-Oeste e Norte também aumentaram sua participação no total de funcionários de call centers, segundo dados compilados pela Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente).
A tendência é retratada por dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostram que no Estado de São Paulo o cargo de operador de telemarketing apresentou o maior saldo negativo de vagas (diferença entre desligamentos e admissões) entre janeiro e setembro deste ano.
O número atingiu 7.339, ante um saldo total de 109,4 mil vagas no período.
O setor emprega 1,6 milhão de pessoas no país.
VANTAGENS
A paulista Contax, maior empresa do setor, com faturamento anual de R$ 3 bilhões, inaugurou há cerca de um ano, no Recife, sua maior unidade de atendimento no país. Cerca de 15 mil pessoas trabalham no prédio.
"Apesar de o piso salarial ser o mesmo em todo o país, lá conseguimos reduzir custos com remuneração variável, como transporte e alimentação, que são mais altos em São Paulo", diz Marco Schroeder, diretor da Contax.
Entre as grandes do setor, Atento, CSU e Provider também se instalaram nos últimos anos no Nordeste.
Outras companhias de grande porte, como a Almaviva e Tivit, também estudam se instalar na região, apurou a Folha. Procurada, a Tivit negou o plano.
A AeC, também no ranking das maiores do setor, criou um projeto que prevê expansão para cidades médias.
Após abrir uma operação em Campina Grande, na Paraíba, se prepara para o início das atividades de uma nova unidade na capita,l João Pessoa, em janeiro, e planeja mais um investimento na região até o fim de 2013.
Com as novas unidades, metade dos funcionários da empresa estará no Nordeste.
"A disputa e a formação de mão de obra nas grandes cidades estão ficando caras", diz Cássio Azevedo, sócio da AeC, que tem sua principal operação em Belo Horizonte.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop