Tecnologia
23/10/2012 09:50 - Operação digital pode ser diferencial no varejo
A consultoria internacional McKinsey & Company promoveu ontem o segundo Fórum FWD - Finding your Way to the Mind of the Digital Consumer (Encontrando seu Caminho para a mente do Consumidor Digital), evento que abordou as tendências dos consumidores on-line e os desafios para as empresas se digitalizarem. O foco estava em entender como diversas empresas, das grandes às ainda iniciantes, estão transformando a maneira como operam para tornar o digital uma fonte de diferenciação competitiva, alcançando novos resultados de negócio e engajando consumidores.
De acordo com Manuela Artigas, sócia da McKinsey, "a questão agora não é mais sobre entrar na era digital, mas como se desenvolver e se adaptar rapidamente neste novo mundo". O fórum reuniu os principais executivos seniores de Marketing e Vendas de empresas de diversos setores, empreendedores digitais e especialistas no tema. "O digital não é apenas um canal, é uma nova forma de operar e engajar consumidores", comentou Fernanda Hoefel, sócia da consultoria.
Um estudo realizado pela McKinsey no último ano apontou que 55% dos brasileiros já têm acesso à Internet, indicando a massificação do fenômeno no País, que não é mais restrito somente às classes mais altas ou às regiões mais ricas. Os brasileiros gastam mais que o dobro do tempo on-line que britânicos, franceses e espanhóis e fazem uso especialmente social da rede. Além disso, foi constatada, de muitas maneiras, a influência da Internet nas compras. Mais de 60% dos usuários eletrônicos brasileiros pesquisam on-line um produto ou serviço antes de comprá-lo, independente do canal de compra escolhido. No entanto, as compras realizadas na Internet ainda acontecem em pouca quantidade.
Mesmo com o crescimento entre 30% e 40% nos últimos anos, o comércio eletrônico (e-commerce) no Brasil representa cerca de 3 a 4% do varejo total. "À medida que a banda larga móvel aumenta sua penetração no Brasil, o digital só aumentará em importância para consumidores, que são cada vez mais multicanal e multiplataforma. As implicações para empresas são transformacionais", explica Manuela Artigas.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop