Tecnologia
22/10/2012 11:49 - Varejistas on-line tentam organizar setor que vai faturar R$ 22,5 bilhões
Com previsão de faturar R$ 22,5 bilhões em 2012, de acordo com o e-bit, o setor de e-commerce no Brasil começou a se reunir em torno de uma nova entidade para defender seus interesses. Fundada oficialmente há seis meses, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), conta com 900 empresas de comércio on-line e prestadores de serviço, das quais cerca de 80% são de porte micro ou pequeno.
Maurício Salvador, presidente da entidade, diz que o interesse em formar ABComm surgiu quando o poder público passou a regulamentar o setor sem que as empresas fossem ouvidas, pois não havia entidade "forte" para representá-las.
Em São Paulo, por exemplo, surgiu a lei que prevê o direito do cliente escolher o horário de entrega dos produtos comprados pela internet, a chamada Lei da Entrega Programada. "Isso quebra a rota das transportadoras. No fim das contas, as empresas passaram a cobrar uma taxa extra aos clientes que querem agendar a entrega".
Desde 2001, existe a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara- e.net), atuante na área de certificação digital, mas com pouca representatividade nos pleitos das empresas pequenas, na opinião de Salvador.
Ele diz que um dos objetivos da ABComm é ser atuante na área de capacitação. A entidade também começou a preparar um estudo sobre o gargalo na área de logística para comércio eletrônico, que será usado para defender políticas públicas para o segmento.
Entre as empresas associadas da ABComm com porte médio e grande (cerca de 20%), estão a Dafiti, além de redes de varejo tradicional como Hering, Droga Raia e Casa&Video. (MF)
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop