Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

14/09/2012 08:45 - Comércio on-line desponta em Minas

Preços competitivos, segurança e profissionalização do setor são responsáveis pelo avanço das vendas na Web


Comprar com um clique sem ter que sair de casa é cada vez mais comum e o crescimento vertiginoso do varejo online é prova disso. A previsão do setor é faturar R$ 23,4 bilhões este ano frente ao R$ 18,7 bilhões de 2011, segundo o e-bit, empresa especializada em informações de e-commerce. A profissionalização das lojas virtuais, preços competitivos, meios seguros de pagamento e a política de entrega facilitam o processo de compra pelos e-shoppers (consumidores deste segmento) e fazem o setor crescer na preferência deles.

O consumidor mineiro começa a se destacar no cenário nacional no setor de compras on-line Segundo levantamento obtido com exclusividade pelo Estado de Minas, divulgado pela ClearSale – empresa pioneira na gestão de risco de fraudes no e-commerce – nos primeiros seis meses deste ano, Minas teve incremento de 60% no número de pessoas que fizeram negócios pela internet pela primeira vez. Na comparação com Bahia (56%), Rio de Janeiro (50%) e São Paulo (32%), o estado foi destaque como o que mais cresceu nesse aspecto.

Minas também aparece no levantamento como o segundo estado com maior avanço nas vendas pela internet no primeiro semestre deste ano. O estado teve aumento de 66% nas comercializações no período (veja arte). Entre os produtos mais procurados pelos consumidores mineiros no primeiro semestre, segundo o ClearSale, estão os de magazine (linha branca), roupas e acessórios. Ano passado, os mineiros apostavam mais na compra de produtos de magazine e em clubes de compras.

Os números, segundo o gerente de inteligência da ClearSale, Omar Jarouche, refletem num faturamento de R$ 147 milhões do setor em Minas Gerais no primeiro semestre ante R$ 136 milhões no mesmo período de 2011. Ainda de acordo com ele, no estado as empresas que mais cresceram em quantidade de pedidos foram as pequenas lojas, com até 300 pedidos por dia. As empresas de médio porte ficaram com o segundo lugar e as grandes em terceiro lugar na preferência dos consumidores.

Receio

Para o professor da disciplina de Comércio Eletrônico da Fumec, Luiz Otávio Borges Duarte, por ainda ser um consumidor tradicionalmente desconfiado, o mineiro passa por um processo onde está vencendo os mitos sobre insegurança na internet para aumentar a sua participação como consumidor. “A comodidade trazida pelo comércio eletrônico é que faz com que as pessoas possam aderir e se interessarem cada vez mais por essa prática”, garante.

Há apenas quatro meses no mercado virtual, a empresária Germana Xavier Costa, proprietária da loja de roupas, acessórios e objetos decorativos Vintage & Cool, conta que tem trabalhado forte para vencer o receio do público mineiro em comprar pela internet. Segundo ela, boa parte das vendas ainda são efetuadas para clientes de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. “Os clientes daqui são os que mais perguntam sobre as condições de entrega e alguns até querem ver pessoalmente o estoque para saber se vão mesmo ser atendidos”, lembra.



Veículo: Estado de Minas

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>