Tecnologia
05/09/2012 11:13 - 15 anos de transformações
Grandes varejistas tradicionais, como Pão de Açúcar, Magazine Luiza e Lojas Americanas, aderem ao comércio eletrônico, que cresce anualmente a taxas de 20%.
Em 1999, o site Americanas.com, uma loja virtual da tradicional rede varejista carioca Lojas Americanas, foi o primeiro grande portal a oferecer produtos pela internet no País. A proposta inovadora, à época ainda embrionária também nos Estados Unidos e na Europa, foi recebida com desconfiança por boa parte dos consumidores brasileiros, acostumados ao modelo tradicional de comércio, cara a cara com as vitrines. Não demorou muito para o preconceito começar a perder força e para as empresas se consolidarem. Em 2006, o site se juntou ao Submarino e Shoptime, formando a B2W, hoje líder desse mercado no País. No ano passado, a empresa vendeu R$ 4,2 bilhões, embora seu resultado líquido tenha ficado negativo em R$ 89 milhões em razão de tropeços em sua gestão.
Esse exemplo é apenas um entre dezenas de outras operações que forjaram o mercado do comércio eletrônico no País, um poderoso – e em franca expansão – segmento da economia brasileira, que deve faturar R$ 22,5 bilhões neste ano, 20% acima de 2011, segundo a consultoria e-bit, especializada em e-commerce. Em pouco mais de uma década, o comércio eletrônico deixou de ser um lugar de vendas de produtos de baixo valor, como CDs e livros, para se tornar uma ferramenta de compra de serviços como carros, imóveis, pacotes turísticos, jantares e infinitas outras opções. Tanto que todos os grandes varejistas tradicionais, como Pão de Açúcar, Magazine Luiza e Máquina de Vendas, contam com fortes e importantes operações online.
Veículo: Revista Isto É Dinheiro
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop