Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

15/08/2012 11:52 - Feira digital

O comércio on-line de produtos da gastronomia é cada vez mais variado. Ok, mas onde vale a pena comprar? Nove especialistas, entre confeiteiros e chefs, indicam endereços na internet com oferta de ingredientes, bebidas e utensílios

Fava de baunilha da Amazônia. Panelas de barro de Vitória, no Espírito Santo. Carne de avestruz do interior de São Paulo. Cestinhas de palha de Belém de Pará.

Não é preciso ir longe -nem sequer sair do lugar- para encontrar muitos desses itens incomuns, capazes de renovar a sua cozinha.

O comércio on-line de produtos gastronômicos se torna cada vez mais variado. Utensílios, temperos, frutas, carnes, bebidas e até máquinas profissionais podem ser comprados em lojas virtuais e enviados à sua casa.

Ao "Comida", cozinheiros, donos de restaurantes e confeiteiros revelam seus endereços prediletos para garimpar ingredientes raros, como alho negro, brotos e flores comestíveis e afins.

Mas fique atento. Não é um percurso direto e reto. Entre as dificuldades, estão taxas altas e demora para entrega; restrições de área de abrangência; falta de praticidade para fazer os pagamentos -há quem exija dinheiro no ato da entrega, sem hora marcada.

A recomendação principal de quem compra com regularidade é: adquira os produtos de lugares que você já tenha boa referência. Para os curiosos, pode valer o risco -de modo geral, é um mercado que está se profissionalizando e já oferece bons serviços.

Veja nesta edição prós e contras de sites brasileiros e estrangeiros voltados à gastronomia.



Pela.internet

Chefs revelam seus sites prediletos para garimpar ingredientes incomuns, como alho negro, sementes da Amazônia, fava de baunilha e até flores comestíveis

Empresário busca itens raros, como alho negro

Erik Nako, da Prima Bruschetteria, no Rio, busca na internet ingredientes que não encontra facilmente nos mercados.

Já comprou alho negro e as amazonenses sementes de cumaru (ambos na www.especiariasrossi.com.br). Nako também adquiriu fava de baunilha por e-mail (produtosgourmet@gmail.com).

Inspirado nesse mercado, lançou com sócios o e-commerce Selo Reserva, de produtos gourmet.

Chef compra brotos, massas e carne exótica

Brotinhos disso e daquilo, folhas e flores comestíveis chegam todas as terças e quintas ao restaurante Marakuthai, em São Paulo. Para a chef Renata Vanzetto, é uma praticidade fazer os pedidos pelo site da Dro Ervas e Flores (www.droervaseflores.com.br).

Ela também compra pela web carne de avestruz (www.betelavestruzes.com.br) e massas artesanais na loja Pissani (www.pissani.com.br).

Chef garimpa panelas de barro na internet

Após definir o conceito de seu restaurante (comida servida em pequenas porções), a chef Roberta Ciasca decidiu garimpar acessórios para incrementar seus pratos.

Foi na web que achou as panelas de barro da Associação Paneleira de Goiabeiras de Vitória, que aceita encomendas por e-mail (igor2menezes@gmail.com), e cestas de palha de Belém do Pará (www.casadapalha.com.br).

Confeiteira sugere sites de café e utensílios

A boleira Maya Midori, do Les Delices de Maya, em São Paulo, compra toda semana cafés Ateliê do Café (www.ateliedocafe.com.br), da Fazenda Daterra. Recebe a encomenda pelo correio, fresquinha.

Ela também escolhe na internet utensílios (www.doural.com.br e www.utilplast.com.br) e frutos do mar -estes, ela compra do Lagostão Pescados, via e-mail (vendas@lagostao.com.br).


Confira sites recomendados por chefs e donos de restaurantes

CARNES

WESSEL

wessel.com.br

Clássica marca de carnes vende cerca de 30 produtos pelo site, com entrega até 48 horas. Também estão disponíveis acessórios para churrasco, livros e vale-presentes

Prós: fornece boas receitas e tem um instrumento batizado de "churrascômetro", que auxilia o cliente a calcular a quantidade de carne e carvão necessários para um churrasco

Contras: alguns produtos não são vendidos no site, somente na loja ou por telefone

Entregas: cidade de SP

UTENSÍLIOS & ACESSÓRIOS

COCINEROS

cocineros.info

Site espanhol que oferece matérias-primas, como pasta de açúcar para confeiteiro em várias cores. Também vende maquinários profissionais

Prós: há catálogos em espanhol, inglês, alemão, francês, italiano e catalão

Contras: taxas encarecem os produtos; há limite de peso (24 kg)

Entregas: vende para todos os países com taxa variável

JB PRINCE

jbprince.com

Site nova-iorquino vende utensílios e maquinários para cozinhas profissionais. Traz ainda roupas para chefs, livros, panelas, facas e outros

Prós: produtos profissionais e descontos para venda no atacado

Contras: para compras internacionais, exige pedido mínimo de US$ 300

Entregas: para os Estados Unidos demora dois dias, para o Canadá, de uma a duas semanas; as entregas em outros países são feitas via aérea e demoram mais

CHOCOLATES

CHOCOLAT DES ARTS

chocolatdesarts.com.br

Traz cerca de cem produtos entre chocolates e chás que florescem.Os chocolates são artesanais, feitos com matéria-prima da Bélgica, da França e do Brasil

Prós: os chocolates são acondicionados em embalagem isolante térmica

Contras: falta uma opção para montar sua própria caixa de chocolate, com as amostras colhidas com autonomia

Entregas: todo o Brasil

FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

ANTONIO MITNE

antoniomitne.com.br

A família Mitne trabalha com bancas de frutas em feiras desde 1942. Hoje também oferece serviço de entrega delivery de frutas in natura e higienizadas, prontas para consumo

Prós: as frutas são garimpadas de vários fornecedores e resulta em uma caprichada seleção

Contras: o pedido deve ser realizados via e-mail (contato@antoniomitne.com.br) ou por telefone (0/xx/11/7896-1310); para pessoa física, o valor mínimo de entrega é R$ 100

Entregas: alguns bairros de São Paulo (sob consulta)

FAMÍLIA ORGÂNICA

familiaorganica.com.br

Pequenos produtores da região de Campinas se reuniram nessa "família" para oferecer cerca de 200 produtos orgânicos aos clientes. São verduras, legumes, frutas, laticínios e outros

Prós: os produtos são fresquinhos e orgânicos e vendidos, via e-mail, por preços geralmente mais atraentes que nos supermercados

Contras: o sistema de compra é um pouco trabalhoso, os pedidos são feitos por e-mail (pedidos@familiaorganica.com.br), baseados numa lista de produtos relacionados em planilha de Excel

Entregas: São Paulo, Campinas, Valinhos, Vinhedo e Itatiba

NET FEIRA

netfeira.com.br

Oferece produtos como frutas, verduras, legumes e carnes

Prós: taxa de entrega de R$ 5 para qualquer localidade; também é possível escolher frutas mais maduras ou verde preenchendo campo adicional

Contras: site de navegabilidade truncada e pagamento na contra entrega, sem horário marcado

Entregas: SP e RJ (bairros indicados no site)

BEBIDAS

SELO RESERVA

seloreserva.com.br

Uma equipe de curadores reúne produtos gourmets, como utensílios e ingredientes, com ênfase nos vinhos

Prós: os produtos têm descontos de até 60% em relação aos valores do varejo

Contras: cada produto tem um prazo de entrega, e os fretes variam de acordo com cada unidade consumida, o que pode deixar o preço mais alto

Entregas: todo o Brasil

IMIGRANTES BEBIDAS

imigrantesbebidas.com.br

Vende cervejas, vinhos, licores e destilados

Prós: vinhos são bem organizados, divididos por estilo e nacionalidade

Contras: taxa de entrega é calculada por unidade e encarece compras pequenas

Entregas: em Estados como SP, RJ, MG, PR e SC

VARIADOS

COQUELUX

coquelux.com.br

Clube de compras exclusivo com sugestões de produtos especiais. Com frequência, oferece vinhos, azeites, patês e chocolates.

Prós: produtos variados e de boa qualidade são vendidos a preços abaixo do mercado

Contras: não tem oferta fixa de produtos ligados à gastronomia

Entregas: todo o Brasil

CAFÉ

CAFÉ STORE

cafestore.com.br

Loja virtual que reúne cafés especiais, de marcas consagradas, utensílios como cafeteiras, xícaras e moedores alem de máquinas de expresso

Prós: reúne produtos variados e de alta qualidade

Contras: poderia oferecer mais variedade de livros, incluindo títulos de outros países

Entregas: todo o Brasil

Fontes: Benny Goldenberg, dono do Mangiare (SP); Ronaldo Canha, chef dos restaurantes Q e Quadrucci (RJ); Marcos Sodré, do Sawasdee (RJ); Bella Masano, chef do Amadeus (SP); Sílvia Percussi, chef da Vinheria Percussi (SP), reportagem do "Comida"



Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>