Tecnologia
15/08/2012 09:44 - GS1 Brasil destaca a rastreabilidade na Expoagas 2012
Entidade expõe recursos e benefícios da identificação correta de
produtos e processos de gestão para distribuidores, varejistas e consumidores
A GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação, que tem o objetivo de disseminar o padrão GS1 na identificação, codificação e soluções para a cadeia de suprimentos, participa da 31ª edição da Expoagas 2012 - Convenção Gaúcha de Supermercados, entre 21 e 23 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS). Em seu estande, a GS1 Brasil promove um ambiente propício ao relacionamento dos visitantes da feira e à exposição do que há de mais avançado em tecnologia e soluções para aprimorar os processos e a eficiência da cadeia de suprimentos. E é por essa razão que seu stand terá disponível um serviço de filiação, no qual os interessados poderão se registrar e obter na hora o número do código de barras para seus produtos.
O setor supermercadista é um dos principais parceiros da GS1 Brasil na disseminação do padrão de códigos e de comunicação das cadeias de suprimentos e abastecimento. "A adoção de padrões globais de automação foi responsável por transformar o setor supermercadista em um dos mais avançados do mundo em tecnologia e eficiência logística", diz João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil. O executivo ressalta a ideia de que a associação tem como missão reforçar a importância da adoção de padrões globais de automação aos fabricantes, distribuidores, operadores logísticos e revendedores.
Na Expoagas 2012, a GS1 Brasil destaca a importância da rastreabilidade, principalmente no setor de alimentos. Um dos recursos mais eficientes nesse sentido é o código GS1 DataBar, de dimensões reduzidas e maior capacidade de armazenar dados. Por exemplo, na operação de caixa pode-se ter o controle da data de validade de produtos perecíveis e evitar a venda ao consumidor caso ainda não tenham sido recolhidos. No setor alimentício, o código facilita o acesso a informações adicionais como lote e validade. Além da agilidade logística, esse processo proporciona uma nova experiência e satisfação ao público consumidor.
O código GS1 DataBar possibilita uma grande oportunidade de codificação de itens em diversos segmentos como, por exemplo, o de frutas, legumes e vegetais (FLV) e o de itens de pesos variáveis (carne, aves, peixes, padaria, embutidos, frios). Isso trará muitos benefícios aos consumidores, já que os produtos serão identificados desde a origem. No caso de dúvidas sobre a qualidade ou a procedência, é possível saber todo o histórico do produto desde sua origem até a gôndola do supermercado.
A GS1 Brasil disponibiliza aos seus associados e à comunidade de negócios toda orientação sobre o GS1 DataBar por meio de materiais técnicos, guias, assessoria técnica, FAQs (perguntas e respostas), cursos e formação de grupos de trabalho setoriais.
Maior feira do setor supermercadista do Cone Sul, Expoagas encerrou a edição passada com venda média de R$ 822,2 mil por empresa expositora e visitação de mais de 4.322 empresas varejistas. No evento, fornecedores oferecem preços promocionais às empresas visitantes, o que estimula negociações e solidifica parcerias, além de gerar novos relacionamentos comerciais.
Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop