Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

24/07/2012 11:44 - Comércio eletrônico e mobilidade atraem atenção

As "startups" de tecnologia que mais atraem recursos de fundos de investimentos - principalmente aqueles vindos do Vale do Silício, na Califórnia - atuam nas áreas de comércio eletrônico, serviços on-line e aplicativos para dispositivos móveis. Esses segmentos são favorecidos pela expansão no número de internautas, pela rápida adoção de dispositivos móveis e pelo incremento no número de usuários dispostos a realizar compras pela internet.

O número de consumidores com acesso à web cresceu 11% em 12 meses até maio, para 82,4 milhões de usuários, de acordo com o Ibope NetRatings. O acesso à banda larga - que favorece o consumo de vídeo e outros serviços - aumentou 74% em 12 meses até maio, para 75 milhões de assinantes, segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). E o país ainda tem potencial de expansão de dois dígitos dos acessos à internet nos próximos anos.

Entre os segmentos da internet, o comércio eletrônico é um dos que mais crescem, com uma taxa média anual de 40% em dez anos. É também uma das áreas que apresenta um modelo de negócios testado e gera receita no curto prazo. A consultoria e-bit estima para o país expansão de 25% no comércio eletrônico, para R$ 23,4 bilhões. Esse valor equivale a 2% do varejo no país. Em mercados maduros, como os Estados Unidos, o índice é 5%. Esse seria um sinal de que o segmento ainda tem um grande potencial de crescimento.

Outro fator que os fundos avaliam é o potencial consumo on-line. Dos 82,4 milhões de internautas, 43 milhões fazem compras por internet. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) estima que esse mercado dobrará de tamanho até 2020.

Romero Rodrigues, executivo-chefe do BuscaPé e investidor-anjo, observa que os fundos de investimento especializados em tecnologia fazem aportes com base no potencial de negócios das companhias. Sob esse aspecto, o cenário microeconômico de longo prazo tem mais peso no processo de decisão que o macroeconômico. "Os fundos trabalham com um cenário de sete a dez anos. O cenário macroeconômico é considerado, mas não é o mais importante", diz Rodrigues.

Hernan Kazah, sócio da Kaszek Ventures, afirma que os indicadores macroeconômicos têm peso maior na avaliação de companhias que operam em economias maduras, porque o potencial de expansão do negócio fica diretamente ligado ao crescimento vegetativo da população.

Kazah diz que grupos como RedPoint Ventures, Flybridge Capital Partners, Accel Partners, Atomico e Sequoia Capital desembarcaram no país com recursos captados e prazos para investir em operações de risco. Enquanto as economias maduras não se recuperam, países emergentes como o Brasil tornam-se mais atraentes. "O interesse do investidor não mudou, a despeito da economia mais fraca", afirma Jon Karlen, sócio do Flybridge Capital Partners. "O Brasil continua extremamente interessante para se investir, comparado aos demais países."

Embora tenham como foco empresas nascentes de tecnologia, os fundos de investimento internacionais investem pouco em negócios totalmente inovadores. Até o momento, esses grupos investiram principalmente em companhias brasileiras que geram receita, ou que atuam em um segmento que já é lucrativo nos Estados Unidos. Por essa razão, áreas como comércio eletrônico e aplicativos atraem mais recursos que redes sociais, por exemplo. (CB)



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>