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24/07/2012 10:01 - Perdas ultrapassam os 50%

A medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que proíbe as prestadoras de serviço de telefonia com maior índice de reclamação em cada Estado a comercializarem novas linhas, começou a valer ontem. Em algumas lojas da TIM, operadora afetada pela determinação em Minas Gerais, o fluxo de clientes e as vendas começaram a cair desde a última quarta-feira, quando o posicionamento da Anatel foi anunciado. As perdas até domingo chegaram a ultrapassar os 50%.

Na TIM Self Shop, no Diamond Mall (região Centro-Sul), o fluxo e as vendas estão 40% menores desde quarta-feira. Porém, no sábado, a queda observada no faturamento foi ainda mais significativa, passando dos habituais R$ 13 mil para R$ 6 mil, retração superior a 50%. "A mídia deu muita atenção à decisão da Anatel. Assim, grande parte dos clientes acreditou que a suspensão teve início na semana passada", avalia a gerente, Débora Oliveira.

As projeções para as próximas semanas não são animadoras. "Estimo que as baixas não devam ficar aquém dos 40%", acrescenta a gerente. Porém, ela acredita que a migração pode evitar prejuízo mais expressivo. Ainda permitida pela Anatel, a operação consiste na concessão de descontos de no mínimo 10% aos atuais clientes, que desejem deixar os planos controle e pré-pagos, para contratar os pós-pagos. Além disso, a venda de aparelhos avulsos, sem vínculo com qualquer plano da TIM, pode ajudar a manter a receita do estabelecimento.

Quem também acredita que os descontos oferecidos pela migração podem animar a clientela é a Eletrônica Jotec, que fica em São Gotardo (Alto do Paranaíba). Embora ainda não tenha observado alteração no ritmo dos negócios, a gerente, Natânia Alves, projeta recuo de, no mínimo, 50% no faturamento a partir desta semana. Ela afirma que, caso o anúncio fosse feito com uma antecedência maior, a loja poderia ter investido em promoções, reduzindo, por exemplo, o preço dos chips para atrair o consumidor no período pré-proibição.

Natânia Alves frisa que a norma deve comprometer seriamente os rendimentos e, por isso, ressalta a necessidade de planos de marketing, que devem ser elaborados e colocados em prática pela TIM com urgência. "As reclamações, que chegavam constantemente, ganharam mais força com o apoio dos meios de comunicação e da Anatel. Mas, por enquanto, ainda não sabemos qual será a atitude da companhia, que agora pretende cumprir a nova regra à risca e, com isso, evitar o surgimento de novos problemas", informa ela.

A Ponto TIM do Shopping Del Rey (região Noroeste) também começou a observar grandes recuos. O gerente Renê Alves afirma que, até agora, as retrações afetaram principalmente a venda de novos aparelhos. No último fim de semana, houve uma redução de 50% na comercialização de unidades para o período.

Para Alves, o desaquecimento das vendas não se justifica apenas pela determinação da Anatel. De acordo com ele, a segunda quinzena deste mês já é tradicionalmente pouco lucrativa. "Muitas pessoas, devido às férias escolares, viajam nesta época do ano. Os que ficam na cidade preferem gastar o dinheiro com atividades de lazer", explica ele.

O gerente avalia que somente após acompanhar o comportamento do mercado ao longo das próximas semanas será possível avaliar os impactos da proibição e traçar estratégias focadas na recuperação do cliente.

O gerente da loja TIM do Shopping Estação BH (região Norte), Cleyton Silva, afirma que, nos últimos dias, o movimento na loja foi normal e que tanto fluxo quanto vendas permaneceram estáveis. Ele emenda que, caso haja prejuízos, a TIM deve informar aos revendedores sobre quais providências serão tomadas.

Plano elaborado - Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da TIM informou que aa empresa se concentra na elaboração do plano de investimentos, que deve ser obrigatoriamente entregue à Anatel em, no máximo, 30 dias. A companhia também comunica que toda a equipe de vendas (direta e indireta) foi instruída sobre a suspensão da comercialização de novas linhas e serviços de dados.

A empresa também customizou seus sistemas de tecnologia para garantir que nenhuma ativação seja realizada, mesmo caso o chip seja comercializado por uma revenda indireta, como, por exemplo, bancas de jornal.

Além de Minas Gerais, a TIM foi proibida de comercializar novos planos em outros 17 estados brasileiros e no Distrito Federal. Na sexta-feira, a empresa entrou com um mandado de segurança para tentar suspender a decisão da Anatel. O pedido, contudo, foi indeferido pela 4ª Vara Federal do Distrito Federal no início da tarde de ontem.



Veículo: Diário do Comércio - MG

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