Tecnologia
20/07/2012 09:35 - Sistema permite pagar compras só dizendo seu nome
Usado em Nova York, programa criado por empresa iniciante vincula rosto do cliente ao cartão de crédito
Aplicativo agiliza o pagamento, mas lojas reclamam de clientes que trocam suas fotos pelas de seus gatos
O ano de 2012 é aquele em que, pela primeira vez, para pagar uma compra, basta dizer seu nome ao caixa. Você entra em uma loja ou café e seu nome e foto surgem na tela do iPad com que o caixa está equipado. Ele anota seu pedido no tablet.
E agora vem o momento mágico: para pagar, basta dizer seu nome. O caixa compara seu rosto à foto na tela de seu iPad, aperta um botão e a transação está concluída.
Sem dinheiro, cartões ou assinaturas -não é preciso nem tirar o celular do bolso.
É fantástico para o usuário e para o comerciante, porque menos trabalho na cobrança significa mais vendas. O aplicativo do lojista também oferece uma tela de análise, que mostra o quanto de cada produto foi vendido.
Tudo isso é grátis para o usuário; o comerciante paga uma comissão de 2,7% à Square, criadora do sistema.
O comprador baixa o aplicativo no celular, escolhe uma foto e a vincula ao seu cartão de crédito.
Usando o GPS, o aplicativo lista lojas e cafés próximos que ofereçam o sistema Pay With Square. A Square diz que 75 mil locais já o usam na cidade de Nova York.
No mês passado, a Square atualizou o sistema para permitir que lojistas possam oferecer descontos em primeiras visitas, recompensas na 10ª visita e outras vantagens. Essas ofertas são exibidas na tela do aplicativo do consumidor, em uma lista dos estabelecimentos mais próximos.
Há alguns probleminhas e inconveniências. Por exemplo, ele só é bom para os comerciantes grandes o suficiente para a leitora Square, mas bem menores que uma rede de varejo.
O sistema requer que as lojas utilizem o iPad como registradora. O lojista precisa digitar todos os produtos que vende no programa, o que torna o sistema inconveniente para quem oferece milhares de itens.
Outro problema é que às vezes as pessoas usam fotos de seus gatos ou do Bob Esponja, em vez de fotos pessoais. Isso, evidentemente, quase destrói o principal mecanismo de segurança do Pay With Square: a capacidade do caixa para comparar sua foto à imagem registrada no sistema. (A Square afirma que, caso o usuário ou o comerciante sofra prejuízos, ela se responsabiliza.)
Acima de tudo, o Pay With Square e seus imitadores oferecem um vislumbre de um futuro no qual você não precisará carregar uma carteira -só o seu celular.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop