Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

19/07/2012 10:08 - Classe C alavanca e-commerce no Brasil

O comércio eletrônico está definitivamente decolando como atraente opção de negócio no Brasil. De acordo com pesquisa da empresa e-bit, especializada em e-commerce, o setor faturou R$ 18,7 bilhões, em 2011. O segmento teve a adesão de nove milhões de novos consumidores, sendo que o valor do tíquete médio foi de R$ 350, um dos maiores do mundo. Para 2012, o e-bit estima que as vendas pela internet deverão movimentar R$ 23,4 bilhões, cifra 25% maior que em 2011. O crescimento desse setor tem muito a ver com a melhora no poder de compra da população brasileira, principalmente da classe C.

A sétima edição da pesquisa Observador Brasil 2012, feita pela empresa Cetelem BGN, do Grupo BNP Paribas, em parceria com o instituto Ipsos Publics Affair, apontou que 54% da população brasileira faz parte da classe C. Ainda segundo o estudo, no ano passado, 2,7 milhões de brasileiros mudaram o perfil de renda, deixando as classes D e E para integrarem a classe C. Além disso, 230 mil pessoas saíram da classe C e entraram para as classes mais ricas (A e B).

Conforme os dados da Fecomercio-SP, o Brasil conta atualmente com 80 milhões de internautas, sendo que, aproximadamente, 34% desse montante realizam compras virtuais. O diretor de marketing da JN2 e-commerce solutions, Leonardo Neves, ressalta que entre os principais desafios para atuar com esse tipo de público estão a conquista da confiança do consumidor e a prestação de atendimento mais próximo e consultivo. Neves também destaca algumas estratégias na hora de vender para a classe C, como o atendimento. "Disponibilize telefones de contato, chat e seja acessível nas principais redes sociais. Permita que o consumidor possa fazer o pedido por telefone. Ao escolher em quais redes sociais pretende ter uma presença ativa, lembre-se de que o Orkut ainda tem maior penetração na classe C do que o Facebook", explica.

Outra dica do especialista é oferecer variedade em relação à forma de pagamento e usabilidade do site de compras. "As grandes empresas que obtiveram sucesso vendendo para classe C sempre se preocuparam em oferecer flexibilização das formas de pagamento. O processo de compra também deve ser rápido e sem distrações para o consumidor, como animações em flash, banners pop-up ou processos morosos. Foque em levar o consumidor a fechar o pedido com o mínimo de cliques possíveis", completa.

Por último, Neves informa sobre a importância de oferecer preço e qualidade para o público da classe C, que também dá valor a esses itens na hora de ir às compras e fechar negócio. "Não podemos nos enganar, pensando que basta ter preço baixo para atrair os consumidores. Eles buscam, sim, preços competitivos e até utilizam os recursos de sites que comparam os preços de produtos similares. No entanto, eles também estão em busca de qualidade", conclui.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>